A Exposição Memória Fonográfica busca contribuir com o resgate da história da música sul-mato-grossense, apresentando ao público discos gravados a partir de 1960. “Essa exposição vai discutir, especificamente, a música em Mato Grosso do Sul, suas origens. É uma oportunidade das gerações mais novas conhecer um pouco mais das raízes da música do estado” afirma Américo Calheiros, diretor-presidente da Fundação de Cultura de MS.
No acervo da exposição há registros dos músicos que atuavam no então sul de Mato Grosso e que ajudaram a construir a identidade do novo estado. A mostra é promovida a partir do acervo doado ao MIS pelo projeto homônimo “Memória Fonográfica”, idealizado por Carlos Luz e financiado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC) da FCMS.
Som da Terra
A coletânea doada compreende 100 discos que remontam os debates sobre a identidade de Mato Grosso do Sul, realizados a partir do nascimento do estado entre 1977 e 1979. A produção desse período foi influenciada pelos Festivais de Música Popular de Campo Grande, entre 1968 e 1972, onde foram incorporados elementos universais do estilo pop, rock, blues, folk, jazz, bossa nova, etc. Outra influência marcante é da música dos países platinos, especialmente do Paraguai, além da música gaúcha e da sertaneja de raiz.
Na Exposição os visitantes poderão conhecer um pouco da história desses artistas que ajudaram a criar a rica e multifaceta música sul-mato-grossense. Trechos da Exposição “Os Pioneiros - A Origem Música Sertaneja em MS”, serão exibidos. O trabalho foi desenvolvido a partir da obra do músico Rodrigo Teixeira. Capas de discos importantes serão expostos e haverá apresentações multimídias sobre os artistas e totens para que o visitante possa escutar parte do acervo digitalizado.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina

Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'

Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro

Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado

Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão

Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025

Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital

Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital

Cultura
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande

Cultura

(Foto: reprodução) 



