A 12ª edição da Semana do Artesão terá início na próxima terça-feira (19) com uma Noite Cultural na Museologia da Esplanada Ferroviária de Campo Grande. A programação do evento seguirá até o dia 24, com homenagens, exposições, feira, apresentações culturais e demais atividades agendadas para ocorrer na Casa do Artesão, Praça dos Imigrantes, Cidade do Natal e Assembleia Legislativa.
Na abertura da programação, que acontecerá às 19 horas, o artesão Elpídio de Freitas fará uma exposição de seus trabalhos e será o grande homenageado da noite. Na sequência haverá show do grupo Sampri, sorteio de brindes e dança. A semana será promovida em parceria entre Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FC-MS),
Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Nilde Brun, há grandes talentos em Campo Grande e a Semana do Artesão vem para brindá-los com o reconhecimento. “Por meio das mãos destes artistas vemos em seus produtos nossos símbolos, nossa fauna e nossa flora caminhar pelo Brasil e por tantos outros países”, comenta Nilde.
A 12ª Semana do Artesão conta com o apoio das seguintes associações: Associação dos Produtores de Artesanato de MS (Proart-MS); União dos Artesãos de MS (UNEART-MS); Associação dos Artesãos da Praça dos Imigrantes (API-MS); Associação dos Artesãos de MS (Artems); Federação das Associações de Artesanato de MS (Fenart-MS), Sindicato dos Artesãos de Mato Grosso do Sul (Sinart) e Associação dos Microempreendedores Individuais (AMI-MS).
Programação
Depois da abertura do dia 19, a 12ª Semana do Artesão terá continuidade no dia 20, quarta-feira, com a Noite Honrosa na Assembleia Legislativa. Às 19 horas haverá solenidade de entrega da Medalha Conceição dos Bugres aos artesãos que se destacaram em 2018. Deputados farão a entrega da medalha aos artistas indicados pelas associações de artesãos com destaques na profissão.
No dia 21, quarta-feira, será o “Dia do Artesão na Casa”, exposição de artesanato dos homenageados pelas entidades do Setor Artesanal de MS, com apresentação musical e sorteio de brindes na Casa do Artesão, às 17 horas.
No dia 22, sexta-feira, será reinaugurado o Centro Referencial de Artesanato de Mato Grosso do Sul, às 19 horas, no Memorial da Cultura e da Cidadania. O Centro foi inaugurado em 21 de março de 2007, e expõe o acervo permanente do Artesanato de referência cultural do Estado. Esteve fechado deste novembro de 2017 e agora é reinaugurado com novas aquisições ao acervo e restauração das peças antigas.
Café com Arte
No dia 23, sábado, será realizado o "Café com Arte", na Praça dos Imigrantes, às 10 horas, em homenagem aos artesãos, com feira de artesanato e apresentações culturais.
Encerrando a programação da Semana do Artesão, a Cidade do Natal receberá no dia 24, às 16 horas, a "Feira de Artesanato Mãos que Criam" com a participação de mais de 300 artesãos. Além de produtos artesanais, a feira terá gastronomia, show musical com a cantora Ana Cabral e grupo Fascínio, dança e poesia.
Como parte das homenagens aos artesãos, ainda serão realizadas duas oficinas gratuitas de artesanato: a de estamparia artesanal e a de fibra e madeira. As duas oficinas incluem orientações artísticas e de gestão, oferecidas, gratuitamente, por meio de parceria entre Sebrae-MS e FC-MS.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina

Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'

Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro

Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado

Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão

Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025

Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital

Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital


Semana do artesão começa em Campo Grande (Divulgação)



