Menu
Menu
Busca quinta, 25 de abril de 2024
Cultura

Pianista brasileira que toca sem roupa é tema de documentário na TV alemã

18 fevereiro 2014 - 10h43Via Uol
Ela costuma tocar piano vestida de lingerie ou, algumas vezes, completamente nua. Tudo registrado em vídeo que ela mesma divulga na internet. Recentemente a brasileira Suzy Pianista virou tema de um documentário na TV alemã e, pela primeira vez, vai se apresentar ao público.

Rita Tibes, o verdadeiro nome de Suzy, de 33 anos, fará o primeiro show sem roupa durante o Carnaval deste ano, em Florianópolis (SC), cidade onde vive atualmente. Ela vai apresentar o show "Suzy in Concert" que acaba de criar, uma mistura de teatro com música clássica. "Apareço nua, entre penas e bailarinos. Vai ser um sucesso total", disse ela em entrevista ao Uol.

Mas a experiência é nova para ela, que fazia aparições até então apenas em vídeos. "Nunca fiquei nua em público. Não sei como será". A Suzy Pianista vai se apresentar no evento "Feijoada do Cacau", tradicional em Florianópolis. "Vivemos no país das bundas, do fio dental, das frutas, e a mulher não pode fazer topless. Estranho, não?", questionou Rita. "Mostrar a bunda pode, agora o seio, que é algo tão puro, que oferece a vida, não pode. Esse é o país das contradições", disse ela sobre as críticas que recebeu pela forma como aparece em seus vídeos.

Sucesso na Europa
Depois do sucesso dos vídeos que começou a postar em meados de 2013, e que gerou reportagens em mais de 30 países, Suzy Pianista caiu nas graças da emissora alemã Ruptly TV. O canal enviou uma equipe ao Brasil para gravar o documentário com a instrumentista. "Disseram que sou um sucesso absoluto por lá".

O filme de 45 minutos, que ganhou o título "Sexy pianist bares it all for Chopin" (em tradução livre, "pianista sexy tira tudo para Chopin"), já foi exibido na TV alemã e em outros países. O documentário mostra a garota em sua casa, tocando bem à vontade, e andando por lugares públicos apenas de lingerie. "Foi difícil gravar por causa do assédio", recordou. Com exceção de um vídeo de dois minutos, ela não sabe se a produção chegará a alguma emissora brasileira.

A pianista defende que outras pessoas façam como ela, seja como forma de alavancar a audiência ou para 'elevar o nível das informações'. "Imagina uma comentarista sobre política nua? Acho que muitos homens passariam a gostar mais de política e, quem sabe, conseguiríamos eleger melhores candidatos ao governo".

Sem arrependimentos
A "pianista nua", como ficou conhecida, garante que topa ficar sem roupa em público, desde que seja por um bom motivo. "Faço sempre que precisar. Se for para chamar a atenção para uma boa causa, tiro a roupa até na frente do Congresso Nacional, na Avenida Paulista ou na praia de Copacabana".

Ela afirma que é uma forma de chamar a atenção para a situação de musicistas e de criticar o machismo. "Se eu não tivesse apelado, nada teria acontecido. Estaria frustrada até hoje". A frustração, segundo ela, é com a difícil vida das musicistas no Brasil. "É um universo dominado pelos homens", critica. "Eu não conseguia trabalho e não era escolhida nas audições. Não aceitam que as mulheres possam ser boas instrumentistas", desabafa.

Foi então que teve a ideia de tocar sem roupa. Ela criou o blog "Pianista sexy" para dar vida à personagem Suzy. "Nos primeiros vídeos não mostrava o rosto, depois que a polêmica estourou na mídia não tinha mais como esconder". Os vídeos em que aparece nua tocando piano provocam uma audiência mais erótica e sensual do que exatamente musical. Ela se defende dizendo que usa seu corpo e sua arte. "É um trabalho inédito. Misturo nudez artística com música clássica. Existe algo mais cult que isso?".

Mas nem todo mundo entendeu o recado da forma que ela esperava. Depois da exposição na mídia, ela teve que interromper as aulas de piano que dava porque alunos queriam que a professora ministrasse as aulas nua. "Parei com as aulas. Não tinha mais como continuar ensinando homens e adolescentes". Rita disse que recebe uma enxurrada de propostas que não são do universo da música. "Sempre ligam para meu assessor perguntando se eu faço encontro com executivos. Por e-mail sempre recebo propostas de casamento, namoro e até para tocar nua em shows particulares".

A pianista já foi criticada por fortalecer em outros países a imagem negativa que o Brasil tem de exploração sexual feminina, mas ela se defende. "Essa imagem foi o próprio governo que criou, exportando bundas para o exterior", disse ela, referindo-se ao Carnaval, que segundo ela é vendido como uma festa da luxúria.

Para Rita, a repercussão negativa pode acontecer com as "Marias-chuteiras" e "mulheres frutas". "Meu trabalho é de excelente gosto, e lá fora a mentalidade é diferente do povo daqui. Nudez, sexo, casamento e a própria arte partem de outros princípios".

Ainda assim, ela está animada com a fama. "Acho que sou a primeira pianista nua no mundo". Depois do Carnaval, Rita desembarca em São Paulo, onde pretende seguir com o projeto musical, lembrando que está em busca de um namorado. "Estou livre e desimpedida. Espero em 2014 ter mais sorte no amor".

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Cultura
Restaurante homenageia culinária de MS com a exposição "Alimentando Arte"
Ney Matogrosso
Cultura
Ney Matogrosso traz turnê 'Meu Bloco na Rua' para Campo Grande em novembro
Dançando a Melhor Idade
Cultura
60+ ativo! Projeto oferece oficina gratuita de dança na Capital
Toni Garrido
Cultura
Em maio, Toni Garrido será a próxima atração do 'MS Ao Vivo'
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Cultura
Circuito Gastronômico é chance para reconhecimento da gastronomia de MS, diz chef
Gabriel Chiad
Cultura
JD1TV - "Bom para dançar coladinho": Gabriel Chiad fala sobre 'forronejo' na Capital
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Cultura
Projeto 'Estimulando o dançar' oferece aulas gratuitas de ballet na Capital
Grupo Falamansa
Cultura
'MS ao Vivo' terá show de forró com Falamansa neste domingo na Capital
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Cultura
Veja os valores e onde comprar ingressos para exposição imersiva de Van Gogh
Artistas já confirmados no Festival de Inverno de Bonito de 2024
Cultura
Festival de Inverno de Bonito 2024: veja atrações já confirmadas

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia