Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Cultura

'Semana Pra Dança' começa hoje com apresentações, filmes, palestras e cursos

07 abril 2014 - 10h47Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza a partir de hoje (07) a 13 de abril (segunda a domingo) a 8ª Semana pra Dança, que prevê apresentações de espetáculos e mostra de filmes, além de curso e palestras dirigidos aos entusiastas da arte, tudo com entrada franca. As atividades celebram o Dia Internacional da Dança (29 de abril).

Já o 'CineMIS Mostra Dança', que acontece de hoje (07) a 11 de abril (segunda a sexta), sempre às 19 horas, no Museu da Imagem e do Som, e tem curadoria de Julia Aissa (artista e coordenadora do Núcleo de Dança da FCMS), apresenta filmes renomados e difundidos de diferentes vertentes.

A Mostra conta também com videodanças que integram o acervo do Dança em Foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança e com a exibição de filmes da 4ª edição da MS Mostra Videodança, composta por obras criadas por artistas do estado e que oferecem ao público uma produção regional contemporânea e plural.

Os espetáculos de dança contam com apresentações de grupos premiados de São Paulo, Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul. Acontecem ao longo de toda a semana, com abertura no Museu da Imagem e do Som e apresentações completas no Teatro Aracy Balabanian, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Como o espaço comporta 300 espectadores, a distribuição de ingressos será por ordem de chegada.

Confira a programação completa da Semana Pra Dança:

Apresentações (gratuitas)
7 de abril (segunda) – 19h30– Museu da Imagem e do Som
Trecho do espetáculo Trilhos da Terra - Cinese Cia de Dança (MS) – Premiado na categoria Novos Criadores do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013 da FCMS, “Trilhos da Terra” nasce na intenção de hibridizar a dança e a história musical do estado para desenvolver a trajetória da música partindo principalmente dos artistas pioneiros. Encontros, saudades, corações partidos, amores ardentes, ciúmes desmedidos, tudo transborda no palco em sensações, brincadeiras e ritmo. Uma fusão de música, cultura e dança de salão contemporânea.

9 de abril (quarta) – 21 horas- Teatro Aracy Balabanian
Espetáculo Tango aDeus -LuisArrieta (SP) - "O Tango… Continua a habitar este corpo gasto e a impregná-lo com sua incansável queixa. Tentar dançá-lo é luta inglória. Impossível quanto não querer ouvi-lo. Recôndito, depois de tantos anos, deleta-me nos restos dos gestos que esboço e ofereço."

10 de abril (quinta) – 21 horas– Teatro Aracy Balabanian
Espetáculo Profanação - Cia Danças (SP) - Circulação pelo Prêmio Klauss Viana de Dança 2013 da Funarte, partiu inicialmente de uma pesquisa sobre o samba, sua história, raízes, movimentos. Concomitante a essa investigação surgiu a inspiração propiciada pela leitura do livro "Profanações", de Giorgio Agamben, que veio compor a pesquisa da coreógrafa em observar o samba como um ritual.

11 de abril (sexta) – 21 horas - Teatro Aracy Balabanian
Espetáculo Menu de Danças - Cia Gente (RJ) - Com direção de Paulo Azevedo, dispõe de 3 criações que fazem parte do programa R.E.D.E.S. que tem por objetivo identificar, reconhecer e fomentar artistas, coletivos e núcleos em processos criativos. De modo geral, as pesquisas buscam aproximação com outro terreno e respectiva topografia sobre o movimento. Do it!, com Jean Clei - Direções, conflitos, orientações, caminhos, mapas e cores. As marcas, referenciais estéticos e polaridades de uma juventude habitam o corpo do intérprete que tem no breaking sua principal fonte de vida; também o princípio ativo de sua desistência em ser artista. Investigando os elementos de constituição de sua performance, a apresentação expressa o caráter do “fazer”; do “fazer agora”; o agora mais uma vez é a própria juventude. Cicatriz, com Aline Corrêa, nasce do diálogo da intérprete com seus afetos; marcas que fazem do seu corpo uma memória; uma política de si. A narrativa e a semiótica de entorno apresentam uma gestualidade que se defronta com a brutalidade, sem perder, todavia, a poesia que estrutura a comunicação. Corpo, com João C. Silva e Jean Clei, dispõe de elementos que exibem na espacialidade, no tempo, e, propriamente no corpo que dança formas de habitat. Afetos, perguntas, vazios, sonoridades e possibilidades projetam certa noção de inacabamento. Os diálogos gerados entre Filipe Itagiba, João Carlos Silva e Aline Corrêa (estes três na qualidade de criadores), mais participação especial de Jean Clei são expostos ao devir.

12 de abril (sábado) – 20 horas - Teatro Aracy Balabanian
Espetáculo Singulares - Cia Dançurbana (MS) - Premiado na categoria Circulação do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013 da FCMS e aprovado pelo Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2011, a criação de Singulares começou abordando questões particulares de cada um dos dançarinos – Quem sou eu? Como sou? – e terminou apresentando encontros, convergências entre essas histórias – Como estou ou posso estar em relação a você? Talvez o aspecto que mais chame a atenção no novo espetáculo da Cia. Dançurbana seja o de que as diferenças contribuem para a constituição de um “estar junto”: cada dançarino é singular porque é um grupo, assim como a abordagem singular que a Cia. Dançurbana dá ao hip hop não a afasta desse jeito de dançar, pelo contrário, fortalece o laço e contribui para que continue a existir. Na comemoração de seus dez anos, a Cia. Dançurbana reforça o que o poeta já dizia com uma pequena adaptação: "é impossível ser (feliz) sozinho", por isso Singulares insiste em se manter no plural.

13 de abril (domingo) – 20 horas - Teatro Aracy Balabanian
Espetáculo Se você me olhasse nos olhos – Ginga Cia de Dança (MS) - Premiado na categoria Montagem do Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013 da FCMS, “Se você me olhasse nos olhos” é uma criação coletiva fruto do encontro de intérpretes-criadores com experiências distintas em dança. Principalmente dança contemporânea e danças urbanas. Instigados pelos cinco sentidos e acompanhados por uma trilha apaixonada quase brega, os intérpretes flertam, negam, disputam, concordam... Brincam com as possibilidades do que pode acontecer após uma troca de olhares.

CineMIS – Museu da Imagem e do Som – 19 horas
7 de abril (segunda-feira) - Esse Amor que nos Consome - (Dir. Allan Ribeiro - Drama, 80min, 2013). Gatto Larsen e Rubens Barbot são companheiros de vida há mais de 40 anos e acabam de se instalar em um casarão abandonado no centro do Rio de Janeiro. Ali eles passam a viver e ensaiar com sua companhia de dança. A luta do dia a dia mistura-se à criação artística e à crença em seus orixás. Por meio da dança, espalham-se pela cidade, marcando seus territórios.

8 e 9 de abril (terça e quarta-feira) - Mostra de Videodança – Acervo dança em foco. Evento orientado para o desenvolvimento conjunto das linguagens da dança, do cinema e do vídeo, nasceu da constatação de que a dança, hoje, a exemplo de outras artes, encontra na tecnologia a possibilidade de criação de novos parâmetros estéticos. Criado em 2003 no Rio de Janeiro, o festival tornou-se uma referência nacional e internacional no contexto das relações entre a dança e as tecnologias da imagem, onde a videodança emerge como eixo maior.

10 de abril (quinta-feira) – Verve, um corpo na cidade – (Dir. Paolla Itagiba –Videoarte/videodança, 14min, 2013) - Verve também poderia se chamar "um corpo na cidade". Mas que corpo é esse, ora que serve às lentes atentas a registrá-lo? Tendo como base trechos da obra "Tetralogia Cidade", de Paulo E. Azevedo, em "Verve" perscruta-se o gesto, o movimento e os elementos que compõem as cenas como parte da cidade que finalmente dança. E o que pode ocorrer, outrora, quando a cidade além de cenário se tornar também bailarina?

11 de abril (sexta-feira) – 4ª MS Mostra de Videodança - Produções diversas em videodança sul-mato-grossense. Com o intuito de promover o fortalecimento e a continuidade na produção em videodança no cenário regional e nacional, a mostra apresentará as manifestações em videodança produzidas por artistas sul-mato-grossenses.

Palestras
Outra novidade nessa edição do CineMIS serão as palestras, que serão realizadas antes das exibições. Nos dias 8 e 9, Gustavo Gelmini falará sobre videodança; no dia 10 haverá a palestra “Outras possibilidades na criação e produção artística: as Redes em Cena”, com Paulo Azevedo; no dia 11 haverá palestra sobre as ações da Funarte com Fabiano Carneiro, coordenador de Dança da Fundação Nacional das Artes.

Curso
“Videodança - Diálogos entre Cinema e Dança”(gratuito)
8 e 9 de abril (terça e quarta) – Museu da Imagem e do Som - Das 10h às 13 horas e 14h às 17 horas.
Com exercícios práticos e exemplos teóricos, Gustavo Gelmini irá conduzir os participantes à elaboração de frases e planos que estabeleçam a relação entre cinematografia e dança, intitulada videodança.
Gustavo Gelmini é cineasta, diretor de videodanças da Cia. Staccato | Paulo Caldas e diretor de imagem dos coreógrafos Esther Weitzman, João Saldanha, Marcia Rubin, Paulo Caldas, Renato Vieira, entre outros. Foi produtor, editor e fotógrafo de diversos e premiados documentários internacionais, entre eles o norte-americano “Mataram Irmã Dorothy”, premiado como melhor documentário no SXSW, indicado ao Emmy Awards e pré-selecionado ao Oscar.

As inscrições podiam ser feitas até 6 de abril com o envio de um breve currículo para o e-mail:[email protected]. Foram disponibilizadas 25 vagas.

Serviço
O Museu da Imagem e do Som fica no Memorial da Cultura, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Já o Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na rua 26 de Agosto, 453, entre a Calógeras e a 14 de Julho.

Mais informações sobre a Semana pra Dança podem ser obtidas na Gerência de Difusão Cultural da FCMS através do Núcleo da Dança com Júlia Aissa pelo telefone 3316-9169.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ana Paula Valadão se apresenta com repertório natalino
Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina
Adriel Santos, é percussionista, baterista e engenheiro de áudio autodidata
Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'
Lobão é um dos confirmados para o evento
Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro
Neste sábado, o clima de Natal toma conta de Campo Grande
Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado
Evento acontecerá a partir das 16h
Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão
Foto: Daniel Reino/Setesc
Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
As propostas poderão ser enviadas até 7h44 do dia 18 de dezembro de 2025
Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital
Sidney Magal
Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Cultura
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Ainda dá tempo: Burger Fest com receitas exclusivas encerra neste fim de semana
Cultura
Ainda dá tempo: Burger Fest com receitas exclusivas encerra neste fim de semana

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira