Anunciado em junho, o Fan Funding passa por uma expansão e só funciona atualmente quando o criador e o usuário estão em um dos países em teste: Estados Unidos, Japão, México e Austrália.
Inicialmente, o recurso de Financiamento por Fã está disponível apenas nesses quatro países. Quem mora em algum desses lugares já poderá observar um ícone (ou um botão “Support”) que aparece em canais do Youtube.com ou no aplicativo, claro, se o proprietário do canal tiver ativado a opção.
Que quiser ajudar, só precisa clicar nesse ícone para começar. Mas, antes de fazer isso, esteja ciente que os pagamentos referentes ao Financiamento por Fãs não são reembolsáveis pelo Google.
A maior parte do pagamento voluntário é encaminhada ao criador de conteúdo. É cobrada uma pequena taxa para cobrir os custos do YouTube no processamento da transação e esta taxa varia conforme o país, segundo esta tabela do serviço:
Taxa aproximada por transação:
Austrália AUD $0,23 + 5%
Japão JPY ¥22 + 5%
México MXN $2,70 + 5%
Estados Unidos USD $0,21 + 5%
De acordo com a página de ajuda do YouTube sobre o Financiamento por Fã (support.google.com/youtube/answer/), para quem já tem uma conta do Google Wallet, basta escolher a forma de pagamento e fazer o processo de pagamento. Caso ainda não tenha, o usuário precisará criar.
Um porta-voz disse que “há um grupo de criadores testando o recurso no momento e o plano é levar ele para mais criadores [de vídeos] e países no futuro”. Entretanto, ainda não há novidades para o Brasil.
É importante lembrar que essa nova forma de monetizar canais não irá substituir as receitas de publicidade. Ao que tudo indica, o Google quer tornar seu serviço de vídeo autossustentável e, com isso, manter seus produtores de conteúdo com o suporte de uma plataforma que lembra o famoso Kickstarter.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina

Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'

Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro

Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado

Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão

Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025

Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital

Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital

Cultura
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande

Cultura

(Imagem: reprodução) 




