O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (4) a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. O documento define o conteúdo mínimo que será ensinado em todas as escolas do país, no ensino médio, públicas e privadas.
Na prática, a BNCC deverá ser implementada até 2020. “A grande diferença do ensino médio a partir de agora é uma mudança, um ensino médio que não é mais o mesmo ensino médio para todo mundo. Ele precisa trabalhar com diferenças que existem do ponto de vista regional e até individual do próprio estudante”, diz o presidente da comissão da BNCC no CNE, Eduardo Deschamps.
A partir da BNCC, os estados, as redes públicas de ensino e as escolas privadas deverão elaborar os currículos que serão de fato implementados nas salas de aula. Para isso, terão dois anos.
A BNCC tem como norte o novo ensino médio, aprovado em lei em 2017, que entre outras medidas, determina que os estudantes tenham, nessa etapa de ensino, uma parte do currículo comum e outra direcionada a um itinerário formativo, escolhida pelo próprio aluno, cuja ênfase poderá ser em linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ensino técnico.
“Vemos esse processo como um ganho para a educação brasileira”, diz a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Smole. Segundo ela, governo se preparou para apoiar os sistemas de ensino e as redes estaduais no processo de implementação da BNCC. “Vamos seguir acompanhando enquanto estivermos aqui”, enfatiza.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

UEMS divulga lista de selecionados para cursinho preparatório gratuito

MS lança coletânea inédita para alfabetização de crianças indÃgenas Guarani-Kaiowá

Mato Grosso do Sul abre inscrições para vagas do Programa de Estágio MS Multiplica

UEMS sorteará 100 vagas para cursinho preparatório on-line nesta quarta-feira

Haddad indica secretário-executivo para assumir Ministério da Fazenda

Professor em Campo Grande é investigado por assédio a alunas: 'pode pagar de outro jeito'

Hélio Daher assume vice-presidência do Consed em BrasÃlia

UEMS abre inscrições para o PROUEMS 2026 com vagas remanescentes em cursos de graduação

Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponÃvel


As redes públicas de ensino e as escolas privadas terão dois anos para aderir as mudanças (Reprodução/Internet)



