Os atletas sul-mato-grossenses de revezamento levaram ouro durante a prova 4X75 metros na faixa etária de 12 a 14 anos, na disputa de atletismo da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau/Santa Catarina (SC). As equipes do MS têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Gabriel Antônio Marques, da Escola Estadual Ade Marques, de Ponta Porã; Rodivaldo Sales, da Escola Estadual Eduardo Batista Amorim, de Ribas do Rio Pardo; Marlon Mendes e Yuri Benites. ambos da Escola Municipal Guarani Kaiowá, de Amambai, foram os responsáveis pela medalha de ouro na disputa que ocorreu na segunda-feira (25).
Na final, os quatro atletas fizeram a marca de 34s200, enquanto a equipe de Santa Catarina, marcou 34s270, ficando em segundo lugar. A terceira colocação ficou com o Espírito Santo, com 34s470.
De acordo com o técnico Álvaro Barbiero, os meninos, por serem de cidades diferentes, nunca treinaram revezamento juntos. Ele afirma que esta é uma prova que exige treinamento e entrosamento. “Os meninos são muito rápidos, só que a passagem do bastão de um para o outro foi muito ruim, porque eles até então não tinham treinado, não tivemos tempo para treinar. Mesmo assim, eles se classificaram à final com o quarto melhor tempo”, declarou.
No dia da decisão, Barbiero resolveu chegar ao local da prova com quatro horas de antecedência para treinar a passagem do bastão, principal dificuldade da equipe. “Treinamos várias vezes. Eles iam, voltavam e fui corrigindo e a troca e passagem dos bastões, até ficar bom. Eles correram super bem e fomos campeões”.
Para o técnico, o primeiro lugar exalta o nome de Mato Grosso do Sul e de seu povo. “É uma prova que representa o povo do nosso Estado, povo que tem garra, porque esses meninos são muito humildes. Na hora que falei que dava para ganhar a prova, os olhos deles brilharam, eles tiveram muita força de vontade, muita garra e acreditaram, assim como é nosso povo sul-mato-grossense”.
Barbiero salienta que desde 2015 o desporto do estado desenvolveu-se de modo acelerado. “Com essa administração do Reinaldo Azambuja e a equipe da Fundesporte, assim que começaram esse trabalho, o esporte do Estado se desenvolveu muito. Na verdade, estava muito fraco. Para os Jogos, formavam-se poucas equipes, poucos atletas. Depois que foi lançado o projeto nas escolas estaduais, em que os professores realizam treinamentos e levam os alunos-atletas para competições, passamos a ficar em bons hotéis, com refeição excelente e vemos que a cada ano temos mais atletas”, finalizou Barbiero.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital

Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026

Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo

Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta


Equipe de revezamento do Mato Grosso do Sul junto ao técnico, Álvaro Barbiero (Reprodução/Assessoria)



