Apesar da primeira medalha brasileira ter vindo com Willian Limado judô no domingo (28/07), no mesmo dia, Larissa Pimentel abriu a vitória para as mulheres com um bronze no mesmo esporte.
A judoca foi treinada pela campeã olímpica nos Jogos Londres 2012, Sarah Menezes. Mas as mulheres não pararam por ai, vindo a ganhar outras oito medalhas, somando 9 conquistadas na competição, frente as 3 dos homens. Outro pódio foi arrematado por uma equipe mista do judô.
As medalhas mais importantes da competição, o tão almejado ouro, também veio com duas mulheres, Rebeca Andrade na ginástica artística e Beatriz Souza no judô.
Três pratas vieram de Rebeca Andrade no Individual geral e no salto da ginástica e da Titiana Weston-Webb no surfe. Já o bronze foi conquistado na ginástica artística por equipes, no boxe com Baeatriz Ferreira, no skate com Rayssa Leal e no judô de Larissa Pimentel.
Nesta edição, pela primeira vez as mulheres são maioria na delegação brasileira (55%), com 153 atletas. Em Tóquio, por exemplo, o percentual era de 47%.
Esta também é a primeira edição que contará com igualdade de gênero em relação ao número de atletas participantes, conforme determinação do Comitê Olímpico Internacional (COI), delimitando 5.250 mil vagas para mulheres e 5.250 para homens.
Uma reparação histórica ao fato de que, mesmo os Jogos Olímpicos tendo surgido na Grécia antiga, na cidade de Olímpia, por volta de 776 a.C, apenas nas Olimpíadas de 1900, em Paris, as mulheres puderam participar das competições, mas não ganhavam medalhas iguais aos homens, apenas um certificado de participação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Final definida! Inter e PSG são os finalistas da Champions League

PSG e Arsenal duelam para ver quem encara a Inter de Milão na final da Champions

Após 9 anos, Operário vai disputar a Copa do Brasil Feminina

Brasil goleia Omã por 11 a 1 e avança na Copa do Mundo de Futebol de Areia

Corrida do Pantanal abre inscrições nesta terça-feira; veja como se inscrever

Palpites? Inter de Milão e Barcelona decidem quem vai para final da Champions

João Fonseca pega húngaro na estreia do Roma Open 2025

Flamengo mira João Félix para reforçar ataque no Mundial de Clubes

Até quando? Jogador do América-MG é preso por injúria racial contra atleta na Série B
