Menu
Busca quarta, 18 de setembro de 2019
(67) 99647-9098
Esportes

Reabertura do Guanandizão reconta história e valoriza esporte na capital

As obras sequem em ritmo acelerado, com conclusão prevista para meados de 2020

25 agosto 2019 - 13h40Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

O Ginásio Guanandizão voltará a ser a principal praça de esportes coberta de Mato Grosso do Sul com o projeto de revitalização em execução pelo Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande.

Os investimentos resgatam um templo do esporte e da cultura, que no passado sediou competições e shows nacionais e revelou grandes atletas.

Inaugurado em 1984 pelo ex-governador Pedro Pedrossian, com shows dos artistas Rita Lee e Alceu Valença em ascensão, o Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis homenageia o dono de uma joalheria na cidade que foi um dos maiores incentivadores do esporte local.

Sua construção, moderna para a época, incluiu a Capital no calendário esportivo nacional e foi base para projetos de iniciação ao esporte, os quais revelaram atletas em várias modalidades.

O secretário especial de Governo Carlos Alberto Assis recorda que “o Guanandizão é a própria história do nosso desporto, ali já desfilaram grandes atletas de renome nacional e internacional e nos projetamos no cenário brasileiro nos áureos tempos do time de vôlei da Copaza”.

Segundo ele, o ganho que o esporte e a cidade terão com sua reforma será imensurável. “Vamos atrair competições nacionais e dar suporte aos nossos clubes e atletas”, pontuou.

Obras em andamento

O governador Reinaldo Azambuja e o prefeito de Campo Grande, Marquinhoss Trad, assinaram no dia 31 de janeiro deste ano a ordem de serviço da reforma e adequação do ginásio administrado pelo município, com recursos, R$ 1,8 milhão, do estado.

A revitalização incluirá a recuperação da parte hidráulica e elétrica, arquibancada, vestiários, alojamentos, banheiros, cobertura, pintura e reurbanização da área externa do complexo esportivo.

As obras sequem em ritmo acelerado, com conclusão prevista para meados de 2020. O piso da quadra foi retirado e será substituído por uma base móvel em conformidade com o esporte a ser praticado e suas especificações.

 A capacidade de público será mantida em 8.240 pessoas, atendendo recomendações de segurança, mas as cadeiras serão trocadas e haverá adequações em acessibilidade. As lajotas no entorno do ginásio foram retiradas e o espaço ganhará novo piso.

Para a reabertura do ginásio, Estado e Município se articulam para trazer um jogo pelas ligas nacional ou mundial de vôlei. Enquanto a reforma segue, os dirigentes esportivos contabilizam um novo momento para o esporte.

“A falta de um espaço como o Guanandizão hoje inibe as federações de captar grandes eventos nacionais ou mesmo realizar competições regionais”, afirma o presidente da Federação de Voleibol de MS, José Eduardo Amâncio da Mota, o Madrugada.

As estrelas do vôlei

O Guanandizão motivou a formação de uma equipe de vôlei de expressão, a Copaza, entre as três melhores do Brasil na época (1984/87). O clube revelou Carlão e Pampa, campeões olímpicos em 1992, e enfrentou no ginásio equipes do nível da Pirelli e Minas. Momentos do esporte que agora poderão ser retomados com o apoio do poder público.

Fomento à economia

A reforma do ginásio, com equipamentos modernos acompanhando a nova tecnologia implantada nos grandes palcos esportivos, vai propiciar novamente esses momentos que continuam na memória da cidade.

 Com a presença de ícones do esporte nacional a etapa do Troféu Brasil de Ginástica e Circuito Caixa de Ginastica Artística e Rítmica, nos dias 27 a 30 de maio de 2010 trouxe Diego Hypólito, Mosiah Rodrigues, Arthur Zanetti, Sérgio Sasaki, Daniele Hypólito, Jade Barbosa, Ethiene Franco e Khiuani Dias, Elaine Sampaio, Rafaela Costa, Anita Klemann, Ana Paula Scheffer e Angélica Kvieczynski.


 

 

 

 

 

Toka do Jacare - perkal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Inscrições para os Jogos Escolares terminam hoje
Esportes
Boxeador fala de expectativas para campeonato que será realizado na capital
Esportes
Open de Taekwondo do Chile terá atletas de Campo Grande
Esportes
Com nova estrutura, Cefat já está entre as melhores do país
Esportes
Equipe campo-grandense vence corrida em Interlagos
Esportes
Representantes de Taekwondo do MS participam da seleção para torneio na Dinamarca
Esportes
Danilo, filho de Cafu, morre vítima de infarto aos 30 anos
Esportes
Rally dos Sertões 2019 tem campeões definidos
Esportes
Mano Menezes assume o Palmeiras após saída de Felipão
Esportes
Corinthians vai para a semifinal da Copa Sul-Americana

Mais Lidas

Geral
Supermercado Real, no São Conrado, é autuado por vender produtos vencidos
Internacional
Vídeo - De cueca, homem cai de prédio ao fugir da casa da amante
Cidade
Vítima é socorrida em estado grave após tentativa de homicídio
Geral
Vídeo - Cliente se revolta com valor pago no “espetinho da Valley” e tenta agredir vendedor