O campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, está oficialmente suspenso do esporte por 16 meses e, consequentemente, fora dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, confirmou na manhã desta terça-feira (28) que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) considerou que o brasileiro violou as Regras Antidoping do Atletismo Mundial.
Thiago estava suspenso provisoriamente desde 28 de julho de 2023, após ter sido pego no antidoping com a substância ostarina, droga utilizada para o aumento de massa muscular.
O médico endocrinologista Guilherme Renke explicou, em coluna no ge, que a ostarina "é uma substância que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. A substância tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.”
Segundo o endocrinologista, é uma classe nova de medicamentos, não aprovada pela FDA. E não é um medicamento de fácil acesso, por isso é preciso uma prescrição médica para a manipulação.
Embora tenha sido revelado apenas hoje, o veredito foi dado no dia 20 de maio. A defesa de Thiago entrou com o recurso três dias depois, pedindo o julgamento sumário. Ainda não há data marcada.
A defesa de Thiago afirma que houve contaminação cruzada em uma farmácia de manipulação onde um suplemento do atleta foi produzido.
Em nota, a AIU informou que pediu a suspensão de quatro anos e ainda considera entrar com recurso para aumentar a pena do atleta.
Thiago Braz tem 30 anos e é um dos principais nomes do salto com vara no mundo. Além do ouro olímpico na Rio 2016, ele tem uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e uma prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado 2022.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil garante quatro ouros em etapa cazaque da Copa do Mundo de boxe

Jogador do Liverpool falta funeral de Diogo Jota para ir em festa

Franck Caldeira quebra recorde e vence a 4ª Maratona de Campo Grande; confira o resultado

Norris vence GP da Inglaterra e Hulkenberg conquista primeiro pódio da carreira

Duplas de Bia Haddad e Luísa Stefani avançam às oitavas de Wimbledon

PSG se vinga do Bayern e avança às semifinais da Copa do Mundo de Clubes

Veja memes da derrota do Palmeiras para o Chelsea no Mundial de Clubes

Liverpool pagará restante de contrato de Diogo Jota à família

Atleta de Campo Grande conquista prata no Brasileiro de Kickboxing
