O campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, está oficialmente suspenso do esporte por 16 meses e, consequentemente, fora dos Jogos Olímpicos Paris 2024.
A World Athletics, entidade máxima do atletismo mundial, confirmou na manhã desta terça-feira (28) que a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) considerou que o brasileiro violou as Regras Antidoping do Atletismo Mundial.
Thiago estava suspenso provisoriamente desde 28 de julho de 2023, após ter sido pego no antidoping com a substância ostarina, droga utilizada para o aumento de massa muscular.
O médico endocrinologista Guilherme Renke explicou, em coluna no ge, que a ostarina "é uma substância que influencia diretamente nos receptores ligados aos hormônios androgênicos, em especial a testosterona. A substância tem ação anabolizante, aumenta a massa muscular, a força e a performance.”
Segundo o endocrinologista, é uma classe nova de medicamentos, não aprovada pela FDA. E não é um medicamento de fácil acesso, por isso é preciso uma prescrição médica para a manipulação.
Embora tenha sido revelado apenas hoje, o veredito foi dado no dia 20 de maio. A defesa de Thiago entrou com o recurso três dias depois, pedindo o julgamento sumário. Ainda não há data marcada.
A defesa de Thiago afirma que houve contaminação cruzada em uma farmácia de manipulação onde um suplemento do atleta foi produzido.
Em nota, a AIU informou que pediu a suspensão de quatro anos e ainda considera entrar com recurso para aumentar a pena do atleta.
Thiago Braz tem 30 anos e é um dos principais nomes do salto com vara no mundo. Além do ouro olímpico na Rio 2016, ele tem uma medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio 2020 e uma prata no Mundial de Atletismo Indoor de Belgrado 2022.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada

Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina

Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026

Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals

Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026

Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental

Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans

Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino

Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17


Thiago Braz (Reprodução)



