O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Sistema- Famasul) Mauricio Saito esteve na abertura do III Simpósio Brasileiro de Solos Arenosos realizada na terça-feira (07), na sede da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Este ano o tema do evento foi a ‘Intensificação Agropecuária Sustentável em Solos Arenosos’. “O evento apresenta-se como uma grande oportunidade para agregarmos conhecimentos sobre o conteúdo, considerando que MS possui 55% de seus municípios com solos de classificação arenosa”, destacou Saito.
O presidente do Congresso e pesquisador da Embrapa Solos, Guilherme Donagemma, salientou: “O esforço para a discussão desse tema não é de agora. Esses solos, antigamente, eram considerados de inaptidão agrícola, com irrigação e manejo sustentável, isso tem mudado”.
Em seguida, o presidente da Sociedade Brasileira de Ciências do Solo, Robélio Leandro Marchão, da Embrapa Cerrados, falou da trajetória histórica da instituição. “Nossa sociedade é antiga, datada de 1940, tendo como objetivo principal levar o tema a regiões de interesse”.
“A principal ferramenta para os solos arenosos é o zoneamento agroecológico que dá parâmetros para um bom resultado”, disse o chefe geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro.
O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, acrescentou: “As tecnologias para esses solos precisam ser usadas com eficiência”.
Participantes
Participaram do evento o diretor-secretário do Sistema Famasul, Frederico Stella; o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Roney Mamede; o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus; professor da UEMS, Paulo Fernando Jurado da Silva; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o vice-presidente, André Dobashi; o presidente da OCB/MS, Celso Regis; o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho; entre outras autoridades locais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas


"O evento apresenta-se como uma grande oportunidade para agregarmos conhecimentos", diz Mauricio Saito (Assessoria)



