Durante fiscalização nas propriedades rurais do município, Policiais Militares Ambientais de Bela Vista autuaram neste sábado (8), um fazendeiro por desmatamento ilegal de árvores de grande porte em uma área de 30 hectares.
O proprietário rural de 54 anos derrubou em sua propriedade, localizada a 50 km da cidade, diversas árvores de grande porte pela raiz e vegetação arbustiva em área regenerada em um local onde existia uma pastagem e necessitaria de licença ambiental, que não existia. A madeira encontrava-se no local.
A licença de limpeza só permite a derrubada de arbustos, com diâmetro de 1,30 metros de altura da vegetação, com uso de roçadeiras ou foices. As licenças são retiradas online no site do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), para facilitação aos proprietários rurais, em razão de serem atividades de baixo impacto, porém, alguns proprietários aproveitam para realizar desmatamentos e tentam justificar com essas autorizações.
As atividades foram paralisadas. O proprietário da fazenda, residente em Jardim, foi autuado administrativamente e multado em R$ 9.000,00 pelo desmatamento ilegal na fazenda. O pecuarista também responderá por crime ambiental e, se condenado, poderá pegar pena de três a seis meses de detenção.
O infrator foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA), junto ao órgão ambiental.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta

Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias

Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes

Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável

Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Desmatamento ilegal de árvores de grande porte em uma área de 30 hectares (Divulgação/PMA)


