A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dourados realizou na região do Parque Estadual das Várzeas do rio Ivinhema e Rio Brilhante, uma operação iniciada no domingo (3) e encerrada nesta sexta-feira (8), e autuou quatro turistas por pesca ilegal.
A PMA havia realizado fiscalizações durante períodos de feriados prolongados, mas alguns pescadores deixam as festas acabarem para praticar a pesca irregular.
No município de Ivinhema, nas imediações do Parque Estadual das Várzeas do rio Ivinhema (PEVRI), uma equipe prendeu um catarinense por pesca predatória. O infrator de 57 anos, havia capturado 24 kg de pescado, havendo exemplares de peixes abaixo da medida permitida pela legislação. Havia exemplar de pintado com 72 centímetros, quando o tamanho mínimo de captura para a espécie é de 90 centímetros.
O pescado, um barco e um motor de popa foram apreendidos. O infrator responderá por crime ambiental de pesca predatória. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. A PMA lavrou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 1.180,00 contra o autuado. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.
Rio Brilhante
Outra equipe que trabalhou no Rio Brilhante autuou três pescadores por pesca ilegal e apreendeu embarcações e diversos petrechos de pesca ilegais. Três paranaenses, de 38, 41 e 52 anos, foram autuados por pescarem embarcados sem licença ambiental. Com os pescadores foram apreendidos um barco, um motor de popa, quatro molinetes e carretilhas com varas. Eles não haviam capturado nenhum pescado ainda.
Os policiais efetuaram autos de infrações administrativos e aplicaram multa no valor total de R$ 900,00. A pesca sem licença não é crime ambiental. Trata-se somente infração administrativa. Logo que sejam pagas as multas, os pescadores poderão ter os materiais restituídos.
Durante a operação nos dois rios, os policiais ainda retiraram cinco redes de pesca, 29 anzóis de galho, dois espinheis com 15 anzóis cada um, e seis covos (armadilhas). Vários peixes que estavam vivos nos petrechos foram soltos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande


Alguns pescadores deixam as festas acabarem para praticar a pesca irregular (Divulgação/PMA)



