A ponte sobre o Rio Paraguai que ligará Porto Murtinho à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, vista como impulso para a Rota Bioceânica será licitada em dezembro. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) durante reunião da Comissão Mista, na sede da Itaipu Paraguai, em Hernandarias.
Para o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que esteve na reunião, o projeto está avançando com as definições extremamente positivas das autoridades paraguaias que nos asseguram a viabilização da Rota Bioceânica.
A obra será custada pela Itaipu, está orçada em R$ 79 milhões e a empresa vencedora da licitação será anunciada na próxima reunião da comissão, marcada para 19 de março de 2020, em Campo Grande. O projeto técnico, econômico, socioambiental, engenharia e fiscalização será elaborado no prazo de oito meses, com previsão de licitação da ponte no final do próximo ano. O termo de referência definiu a edificação da travessia na altura do quilômetro 1.000 da Hidrovia do Paraguai, acima (sentindo Norte) das duas cidades.
A reunião da Comissão Mista durou cerca de 4h e discutiu outros pontos relevantes para avançar a implantação da Rota Bioceânica. Sobre a questão tributária que envolve a construção da ponte, existem ainda dúvidas, segundo o secretário Jaime Verruck, porém o governo paraguaio decidiu licitar a obra com todos os custos, cabendo a empresa vencedora negociar a redução dos impostos federais, estaduais e municipais.
O titular da Semagro participou da reunião acompanhado do assessor de Logística Lúcio Lagemann. Presentes ainda o diretor-presidente da Itaipu Brasil, general Luiz Felipe Kraemer Carbonell, vice-ministro paraguaio de Obras Públicas e Comunicações, Ignácio Gómez, e o engenheiro Pánfilo Benitez, responsável pela obra da ponte sobre o Rio Paraguai, além de representantes das áreas de migração e tributária do vizinho país.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Justiça do Trabalho registra aumento nos processos por assédio moral e sexual em MS

Novo relato com prints expõe 'investidas' de pastor sobre menor em Campo Grande

Professor em Campo Grande é investigado por assédio a alunas: 'pode pagar de outro jeito'

Agente da PolÃcia CientÃfica é encontrado morto em casa na região norte de Campo Grande

Homem que matou padrasto para defender a mãe pega 5 anos de prisão em Campo Grande

Pastor acusado de estupro pede para deixar Conselho de Ética de Pastores de Campo Grande

Irmãs se reencontram após 32 anos em quadro do Luciano Huck em cidade de MS

Detran-MS abre leilão com 181 veÃculos para circulação e 66 lotes de sucatas

Afastados por denúncias de estupro, pastor e secretário seguirão recebendo da prefeitura


Verruck, ao lado do assessor Lúcio Lagemann, dialoga com o diretor da Itaipu Brasil, general Carbonell (SÃlvio de Andrade)



