A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado intensificou, nesta sexta-feira (13), as articulações com o Ministério das Relações Exteriores para viabilizar o envio de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com o objetivo de repatriar autoridades brasileiras retidas em Israel. A medida é motivada pela escalada do conflito entre Israel e Irã, que resultou no fechamento do espaço aéreo israelense.
Entre os brasileiros aguardando retorno ao país estão três representantes do governo de Mato Grosso do Sul: o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo José Senna; a secretária-adjunta de Saúde, Christinne Maymone; e o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde, Marcos Espíndola de Freitas. O grupo integra a delegação oficial do Consórcio Brasil Central, que está em missão no Oriente Médio.
O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que também é de Mato Grosso do Sul, afirmou que está em contato com o Itamaraty para garantir a segurança dos brasileiros. “Temos prefeitos, secretários estaduais e três sul-mato-grossenses que foram a convite do governo de Israel participar de um seminário de tecnologia. Estou fazendo gestões junto ao Itamaraty, a fim de que possa disponibilizar uma aeronave da FAB para repatriar esses brasileiros que lá estão”, declarou em vídeo.
Além dos representantes de Mato Grosso do Sul, a delegação do Consórcio Brasil Central conta com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, e outros membros dos governos de Rondônia, Goiás e do Distrito Federal. Parte dos voos da comitiva já foi cancelada.
Outra delegação brasileira presente em Israel é formada por prefeitos e vice-prefeitos de diferentes estados, convidados para a Muni Expo Israel 2025. Diferentemente do grupo do consórcio, que está concentrado em Tel Aviv, a comitiva dos municípios está em Kfar Saba, cidade próxima à capital, onde muitos buscaram abrigo durante os alertas de ataque.
A situação segue incerta, uma vez que o Aeroporto Internacional Ben Gurion permanece fechado e não há previsão oficial para reabertura. A repatriação imediata depende da liberação do espaço aéreo.
O Senado informou que a Comissão de Relações Exteriores continua em contato com o Itamaraty e com a Embaixada do Brasil em Tel Aviv para garantir apoio e segurança a todos os brasileiros que participam da missão. “O Senado está atento e atuando. Nossa prioridade é a segurança de todos”, reforçou o senador Nelsinho Trad.
Veja a lista com todas as autoridades brasileiras com voos cancelados em Israel:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Diretor Rob Reiner e sua mulher são encontrados mortos a facadas em Los Angeles

Kast vence as eleições no Chile

Chile decide presidência em segundo turno marcado por vantagem da ultradireita

Tiroteio em celebração judaica deixa 12 mortos na Austrália

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social


Senador Nelsinho Trad (Foto: Agência Senado )



