Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Oportunidade

Detentas tem oficina de produção e vendas de bijuterias

Em Ponta Porã, as reeducandas aprendem a confeccionar bijuterias

15 março 2019 - 11h50Da Redação com Assessoria    atualizado em 15/03/2019 às 12h04

As detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã (EPFPP) participam das ações do projeto “Mãos que Fazem”, que está sendo desenvolvido no presídio pela prefeitura local contando com o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Ao todo, 20 mulheres foram capacitadas na confecção de bijuterias e vão participar da oficina de noções de empreendedorismo, que será realizada na próxima semana.

Com carga horária de 10 horas/aula, o curso de bijuterias foi ministrado nos dias 12 e 13 deste mês pela instrutora do município, Mariana Bestetti, e envolve técnicas básicas de como confeccionar brincos, pulseiras, colares, entre outros.

Segundo a diretora do presídio, Kátia Regina de Oliveira Ramos, as peças confeccionadas durante o curso serão demonstradas em um desfile, dentro da própria unidade prisional.  

Ainda será oferecida a oficina de empreendedorismo, abordando assuntos como predisposição em aderir atitudes empreendedoras na condução da vida pessoal, entre outros. Quem ministra a oficina é a instrutora Claudemira Assunção que dará noções básica sobre o assunto em dez aulas.

“Essas aulas visam motivar as internas a terem o seu próprio negócio e garantir uma renda após a prisão. Neste caso, além de aprenderem a fazer bijuterias, recebem orientações de como comercializá-las”, comenta a diretora do presídio, reforçando que a capacitação profissional é essencial no processo de reinserção social.

 “Mãos que Fazem”

Realizado em trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde de Ponta Porã, o “Mãos que Fazem” é coordenado pela primeira-dama do município, Vânia Peluffo e tem como foco atenderem mulheres carentes e que são mães.

Este é o segundo curso realizado na unidade prisional pelo projeto, que visa, principalmente, a possibilidade de geração de renda a esse público, através da qualificação profissional. Em outubro do ano passado, reeducandas aprenderam a confeccionar bonecas de pano.

“Para este ano, a intenção é que seja realizado pelo menos uma capacitação por mês aqui no presídio, e já temos programado um curso de confecção de sabão ecológico e outro de salgados”, finaliza a diretora.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Programa atenderá público de vulnerabilidade social
Oportunidade
Inscrições para Jovem Aprendiz dos Correios começam no dia 23
Foto: Supervarejo
Oportunidade
Funsat oferta vagas para operador de caixa, auxiliar de limpeza e repositor
Feira Central
Oportunidade
Feira Central terá oficina sobre produção de kombucha artesanal
Funtrab oferece 3.010 vagas de emprego em MS nesta segunda-feira
Oportunidade
Funtrab oferece 3.010 vagas de emprego em MS nesta segunda-feira
Sextou! Funsat oferece 1.200 vagas de emprego em Campo Grande
Oportunidade
Sextou! Funsat oferece 1.200 vagas de emprego em Campo Grande
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Oportunidade
Processo seletivo do MPMS com bolsa de até R$ 2,1 mil está com inscrições abertas
Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário
Oportunidade
Seminário em Campo Grande vai debater litigância abusiva no Poder Judiciário
Foto: PMCG
Oportunidade
Funsat oferta oportunidades em 118 funções nesta quinta-feira
Funsat oferece 1.260 vagas de emprego em Campo Grande nesta quarta-feira (11)
Oportunidade
Funsat oferece 1.260 vagas de emprego em Campo Grande nesta quarta-feira (11)
Campo Grande abre processo seletivo para 2 mil assistentes de educação
Oportunidade
Campo Grande abre processo seletivo para 2 mil assistentes de educação

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS