Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Oportunidade

Governo lança edital para reinserir 800 jovens no mercado de trabalho

Objetivo de cursos é qualificar pessoas de 18 a 29 anos

27 outubro 2019 - 10h41Vitória Ribeiro, com informações Agência Brasil

Elaborada ao longo dos últimos meses, a nova política de qualificação profissional começou a ganhar contornos. A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia lançou, esta semana, edital de pregão eletrônico para contratar empresas que darão cursos para reinserir 800 jovens de 18 a 29 anos no mercado de trabalho.

Aplicado pela primeira vez no Brasil, o novo modelo prevê que as empresas que ministrarão os cursos de qualificação só serão pagas pelo governo se determinada parcela dos alunos conseguir emprego. O novo programa é financiado com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Atualmente, as empresas que promovem os cursos de qualificação profissional são remuneradas com base na quantidade de diplomas emitidos. Segundo o Ministério da Economia, o novo modelo, chamado de contrato de impacto social, começou no Reino Unido em 2011 e atualmente é adotado em mais de 20 países. 

Até oito meses depois de concluírem os cursos, os jovens deverão conseguir emprego com duração de pelo menos quatro meses.

A taxa de empregabilidade deverá ser 30% superior a um grupo de controle, formado por jovens que não passarão pelos cursos e constituirão uma base de comparação que represente a média do mercado de trabalho. Na primeira etapa, serão escolhidos 2 mil jovens desempregados de 18 a 29 anos. Desse total, 800 serão matriculados nos cursos, com carga horária mínima de 250 horas presenciais.

Os 1,2 mil restantes comporão o grupo de controle. Caberá à empresa contratada desenvolver a metodologia das aulas, mapear a demanda por empregos e decidir que cursos serão oferecidos.
 
O edital foi publicado na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União. Embora o texto tenha previsto a abertura das propostas no próximo dia 8, o Ministério da Economia informou que a data será adiada para 18 de novembro. As empresas do Sistema S, que promovem cursos de qualificação profissional, poderão concorrer.
 
Os cursos poderão ser ministrados em qualquer localidade do Brasil, a critério da instituição contratada, desde que cumpram a exigência de pelo menos 250 horas presenciais. Também caberá à empresa contratada definir os critérios e os mecanismos de seleção dos jovens desempregados. Após a seleção, os nomes serão sorteados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo e devolvidos para a empresa com a separação entre o grupo de controle e o grupo de tratamento. Segundo o Ministério da Economia, todo o processo será fiscalizado pelo governo.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funtrab oferta mais de 400 vagas de emprego nesta sexta-feira em Campo Grande
Oportunidade
Funtrab oferta mais de 400 vagas de emprego nesta sexta-feira em Campo Grande
F
Oportunidade
Funsat oferece 1.290 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta-feira
Última Super Quarta do ano movimenta ofertas de emprego na Capital
Oportunidade
Última Super Quarta do ano movimenta ofertas de emprego na Capital
Foto: PMCG
Oportunidade
Funsat oferece 1.243 vagas de emprego nesta terça-feira
Segundona começa com mais de 3 mil vagas disponíveis nas agências da Funtrab
Oportunidade
Segundona começa com mais de 3 mil vagas disponíveis nas agências da Funtrab
Funsat: Semana encerra com 1.314 vagas de emprego disponíveis na Capital
Oportunidade
Funsat: Semana encerra com 1.314 vagas de emprego disponíveis na Capital
Funsat oferta mais de 900 vagas para candidatos sem experiência em Campo Grande
Oportunidade
Funsat oferta mais de 900 vagas para candidatos sem experiência em Campo Grande
Foto: PMCG
Oportunidade
Funsat divulga mais de 1.200 vagas de emprego em 153 profissões
Foto: PMCG
Oportunidade
Funsat oferece 1.370 vagas na Capital; 977 não exigem experiência
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE com salários de R$ 2,6 mil vão até 11 de dezembro
Oportunidade
Inscrições para 9,5 mil vagas do IBGE com salários de R$ 2,6 mil vão até 11 de dezembro

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG