Menu
Menu
Busca terça, 05 de agosto de 2025
Polícia

Advogados corrompiam servidores para ajudar facção no narcotráfico, diz Gaeco

Segunda fase da 'Operação Snow' identificou que policiais forneciam informações privilegiadas e faziam o monitoramento das drogas

15 janeiro 2025 - 09h37Luiz Vinicius

Advogados que estavam inseridos em uma facção atuante em Mato Grosso do Sul, eram responsáveis por corromper servidores públicos por informações privilegiadas e também contar com ajuda de policiais no monitoramento de drogas, especialmente cocaína, no narcotráfico que era realizado pela organização criminosa. A informação foi divulgada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Nesta quarta-feira (15), foi realizada a segunda fase da Operação Snow, visando cumprir 9 mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã e Piratininga, no interior de São Paulo.

Conforme a nota divulgada pelo Ministério Público, o líder da organização criminosa atuava para monitorar eventuais investidas das forças de segurança, via cooptação de servidores públicos corruptos, o que era feito por meio de advogados.

A atuação dos advogados não se limitava à prestação de serviços jurídicos, mas envolvia a prática de ilícitos, como a corrupção de agentes públicos para a obtenção de informações privilegiadas e monitoramento das cargas de drogas, além de serem conselheiros de outros assuntos sensíveis da organização.

O escoamento da droga, principalmente cocaína, era realizado por meio de empresas de transporte, inclusive, descobriu-se agora, de empresas terceirizadas dos Correios.

A primeira fase da Operação Snow, aconteceu no dia 26 de março de 2024, e segundo o Gaeco, a partir da análise do material apreendido, especialmente telefones celulares, revelou que ao menos outras 17 (dezessete) pessoas integram a organização criminosa, alvo dos trabalhos, entre os quais advogados e policial civil.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

O corpo foi localizado durante a manhã de hoje
Polícia
Amarrado e com marcas de tiro pelo corpo, homem é encontrado morto na fronteira
Genro e sogra inventam roubo e são indiciados por falsa comunicação de crime
Polícia
Genro e sogra inventam roubo e são indiciados por falsa comunicação de crime
Oruam após tirar a tinta vermelha do cabelo
Polícia
Oruam segue preso e irá para cela coletiva dos chefões do Comando Vermelho
Imagem Ilustrativa
Polícia
Homem é esfaqueado no olho durante briga em Três Lagoas
Fabiano não resistiu aos ferimentos
Polícia
JD1TV: Vídeo mostra acidente que matou motociclista em Água Clara
Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã
Polícia
Jovem é preso após chegar em casa drogado e ameaçar matar a mãe em Ponta Porã
Imagem Ilustrativa
Polícia
Adolescente fica com 'as tripas para fora' após ser esfaqueado em Dourados
Caso foi registrado na Depac Cepol
Polícia
Sumido desde sexta, homem é encontrado morto em casa do Guanandi
Polícia fecha rinha de galo e resgata 86 animais em chácara de Terenos
Polícia
Polícia fecha rinha de galo e resgata 86 animais em chácara de Terenos
Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é investigada após sofrer aborto em MS

Mais Lidas

Luiz Torchetti foi vítima de atropelamento
Polícia
Assessor parlamentar morre atropelado na faixa de pedestre em Campo Grande
Ministro Alexandre de Moraes
Política
Placar atualizado mostra posição dos senadores sobre impeachment de Moraes
Reprodução /
Polícia
Guardas gravados agredindo suspeito querem voltar às ruas e pedem arma de volta
Hospital Paulino Alves da Cunha, em Rio Verde
Interior
Ataque de onça quase mata motociclista em rodovia entre Rio Negro e Rio Verde