Duante a manhã desta terça-feira (21), Lívio Viana Leite, o 'Dr. Livio' (União Brasil), foi empossado na Câmara Municipal de Campo Grande. A posse estava prevista para o dia 16, mas foi adiada devido a uma liminar da Justiça Eleitoral. No entanto, o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
Atualmente, duas ações estão em andamento no Judiciário - uma na Justiça Eleitoral e outra na Justiça Comum Estadual. A disputa envolve Giancarlo Josetti Sandim, conhecido como 'Gian Sandim'. Ele alega ser o legítimo sucessor do vereador licenciado Claudinho Serra (PSDB), citando fidelidade partidária ao PSDB.
Por outro lado, a Câmara Municipal argumenta que a posse de Lívio Viana Leite segue a ordem de suplência das eleições de 2020, que estabeleceu a seguinte sequência: João César Mattogrosso (eleito), seguido por Ademir Santana, Claudinho Serra e, em terceiro, Lívio Viana Leite.
Gian Sandim também afirma que Wellington de Oliveira, o delegado Wellington (PSDB), poderia ter direito à vaga, mas trocou o PSDB pelo PL para candidatar-se a deputado federal em 2022. Wellington só retornou ao PSDB em março de 2024, o que, segundo Gian Sandim, o desqualifica da linha de sucessão para vereador.
Durante a tramitação dos processos na Justiça, o delegado Wellington e Lívio Viana Leite, o Dr. Lívio, podem contestar a decisão. Além disso, o presidente da Câmara, Carlão (PSB), também deve ser acionado para responder à demanda no sentido meritório. Por enquanto, Dr. Lívio permanece na vaga e exercendo o mandato de vereador.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Vereador Lívio Leite (Izaias Medeiros)



