Duante a manhã desta terça-feira (21), Lívio Viana Leite, o 'Dr. Livio' (União Brasil), foi empossado na Câmara Municipal de Campo Grande. A posse estava prevista para o dia 16, mas foi adiada devido a uma liminar da Justiça Eleitoral. No entanto, o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), conseguiu reverter a decisão no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS).
Atualmente, duas ações estão em andamento no Judiciário - uma na Justiça Eleitoral e outra na Justiça Comum Estadual. A disputa envolve Giancarlo Josetti Sandim, conhecido como 'Gian Sandim'. Ele alega ser o legítimo sucessor do vereador licenciado Claudinho Serra (PSDB), citando fidelidade partidária ao PSDB.
Por outro lado, a Câmara Municipal argumenta que a posse de Lívio Viana Leite segue a ordem de suplência das eleições de 2020, que estabeleceu a seguinte sequência: João César Mattogrosso (eleito), seguido por Ademir Santana, Claudinho Serra e, em terceiro, Lívio Viana Leite.
Gian Sandim também afirma que Wellington de Oliveira, o delegado Wellington (PSDB), poderia ter direito à vaga, mas trocou o PSDB pelo PL para candidatar-se a deputado federal em 2022. Wellington só retornou ao PSDB em março de 2024, o que, segundo Gian Sandim, o desqualifica da linha de sucessão para vereador.
Durante a tramitação dos processos na Justiça, o delegado Wellington e Lívio Viana Leite, o Dr. Lívio, podem contestar a decisão. Além disso, o presidente da Câmara, Carlão (PSB), também deve ser acionado para responder à demanda no sentido meritório. Por enquanto, Dr. Lívio permanece na vaga e exercendo o mandato de vereador.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ex-prefeito não infringiu a Lei Eleitoral ao instituir transporte gratuito em Ribas

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Dia Estadual do Líder Comunitário passa a ser comemorado em 5 de maio em MS

Lei estadual institui divulgação obrigatória do protocolo "Não é Não" no Estado

CCJ da Câmara aprova projeto de castração química

Arara-azul é oficializada como ave símbolo de Mato Grosso do Sul

Lula confirma intenção de disputar reeleição em 2026 e defende relação com Congresso

Rotatória da Euler com a Tamandaré ganhará semáforos

Bernal diz que pode ser candidato com "apoio do povo"
