A Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio será lançada nesta quarta-feira (21) às 14h30, no plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (AL-MS).
Coordenada pelo deputado estadual Marçal Filho (PSDB), a frente terá como ferramenta o fortalecimento das políticas públicas em defesa da saúde mental. "Vamos criar um amplo debate em todo o Estado para buscar mecanismos principalmente de combate à depressão e ao suicídio", diz Marçal Filho.
O deputado chama a atenção para a importância de o estado criar orçamento específico para enfrentar essa questão, assim como ocorre com outros problemas de saúde pública, a exemplo da dengue.
Outro ponto é enfrentar o tabu. “Temos de fazer com que a sociedade sul-mato-grossense fale sobre suicídio, a depressão, mas que fale de uma maneira correta”, afirmou o parlamentar.
A frenteparlamentar também vai atuar no combate a depressão, doença que, até 2020, que conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), será a mais incapacitante do planeta.
Somente no Mato Grosso do Sul, a depressão e a ansiedade geraram 3.037 pedidos de afastamento do trabalho, em 2018, junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O número é 24,41% maior do que em 2017, quando 2.441 pessoas pediram para serem afastadas do trabalho pelos transtornos.
Os objetivos do Projeto de Lei são o de ampliar a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas, sintomas, os meios de prevenção e de tratamento, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes e combater o preconceito que cerca à depressão.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira







