O esporte amador de Mato Grosso do Sul poderá ser beneficiado financeiramente, caso o projeto de lei apresentado nesta terça-feira (12) seja aprovado. A proposta, de autoria do deputado Jamilson Name (PDT), assegurará a destinação de, no mínimo, 5% da receita da Fundação de Desporto e Lazer do Estado (Fundesporte) ao incentivo e desenvolvimento do esporte amador.
A justificativa do deputado é que a prática de esportes, além de saudável, é uma importante ferramenta de educação para crianças e adolescentes. Ele também argumentou que não há o benefício da bolsa-atleta a todos, além do trâmite burocrático e administrativo.
“Quem não se lembra da história da jovem Viviane, que vendia cafezinho para custear competição no exterior, já que sua bolsa atleta nacional de R$ 900 eram insuficientes? As bolsas são um incentivo, mas não fazem frente às despesas”, afirmou. Ainda segundo o parlamentar, há inúmeras ligas de futebol que propiciam lazer e entretenimento gratuito à população e tantos outros esportes que não recebem nenhum incentivo, seja financeiro ou operacional e assim a disponibilidade da receita propiciaria o desenvolvimento do esporte amador.
Calendário oficial
O deputado Jamilson Name ainda apresentou outro projeto de lei durante a sessão de hoje, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia do Esporte Amador, a ser comemorado anualmente em 15 de novembro, para ser um dia de incentivo às práticas esportivas, fomentando políticas de saúde, bem-estar e lazer.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


O deputado propôs incentivo de 5% ao esporte amador de MS (Reprodução/Facebook)



