O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa, esteve em Assunção e conversou com o presidente do país vizinho, Mario Abdo Benítez, sobre a construção da Rota Bioceânica.
A viagem de Paulo aconteceu junto com o Governador Reinaldo Azambuja e a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias,
Foi anunciado, durante a agenda, que a licitação para estudos de viabilidade e construção da Ponte entre Carmelo Peralta e Porto Murtinho será lançada no próximo dia 20 de julho. O objetivo é que as obras para a construção da ponte internacional sejam iniciadas até o final de 2020.
O presidente da Assembleia destacou o avanço nas negociações para construção da terceira ponte entre Brasil e Paraguai. “Fomos recebidos pelo presidente Mario Abdo e discutimos as duas pontes, não só a ponte que liga Porto Murtinho a Carmelo Peralta, como também a ponte que liga San Lazaro, Vallemi e Porto Murtinho, para que possamos acessar o cimento produzido em Vallemi. São vários assuntos. Acho que prosperamos bastante e no dia 20 vamos assinar o lançamento do projeto final da Ponte sobre o Rio Paraguai, um sonho acalentado há mais de 30 anos pelo povo do Mato Grosso do Sul”, explicou Corrêa.
Já o governador disse que a agenda foi muito positiva e um grande avanço. “Uma agenda extremamente produtiva, de muitos resultados positivos tanto para o Brasil e Mato Grosso do Sul, quanto para o Paraguai. Fazer essa integração é muito importante”, explicou.
Construção
A ponte entre Carmello Peralta e Porto Murtinho terá 680 metros de comprimento e será totalmente custeada pela Itaipu binacional, que ficará responsável também pelos estudos de viabilidade, estudos socioambientais e projeto final, com capacidade para suportar grandes cargas e o custo aproximando é de U$ 75 milhões, o que equivale a R$ 307,5 milhões.
A comitiva brasileira também discutiu com o governo Paraguai a ponte sobre o Rio Apa, a criação de um parque tecnológico entre Ponta Porã e Pedro Juan Cabellero e a instalação de aduanas em Ponta Porã e Mundo Novo.
Os gestores também participaram da agenda no Ministério da Agricultura do Paraguai para estreitar as relações entre sanidade animal e vegetal e visitou a feira agropecuária internacional.
O presidente Mario Abdo falou sobre o encontro em seu Twitter e no Facebook. “Hoje recebemos as autoridades de Mato Grosso do Sul, Brasil, com quem conversamos sobre o passo histórico que estamos dando com a construção das duas pontes internacionais. Além disso, com a Rota Bioceânica, a produção das nossas regiões chegará aos portos do Pacífico”.
A Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, elogiou o trabalho conjunto entre as autoridades do Paraguai e Brasil, principalmente na área de agricultura e pecuária. “Há uma sincronia em várias atividades entre Brasil e Paraguai, principalmente na área de agricultura e pecuária”, disse, destacando que isso garante o avanço dos projetos que fazem o desenvolvimento de ambos os países.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


A comitiva brasileira reunida com o presidente do Paraguai durante agenda (Reprodução/Assessoria)



