Por sete votos a cinco, a bancada do MDB resolveu indicar nesta quinta-feira (31), o senador Renan Calheiros (MDB-AL), em vez da senadora Simone Tebet (MDB-MS), para disputar a presidência do Senado pelo partido nesta sexta-feira, quando acontecerá a eleição na Casa. Entre os 13 integrantes da bancada, apenas o senador Jarbas Vasconcelos (PE) não participou da reunião. Ele havia anunciado que votaria em Simone Tebet (MS).
Com o resultado, Renan pode ser eleito presidente do Senado pela quinta vez. Conforme o Estadão, o senador é considerado um nome hostil ao governo Jair Bolsonaro, apesar de ter feito sinalizações de aproximação nos últimos dias.
Para Simone Tebet, o resultado demonstra um racha na bancada, já que em apenas quatro anos de mandato, ela conseguiu construiu uma imagem de credibilidade em Brasília, e entrou na disputa propondo a renovação do partido em consonância com o desejo das urnas.
"Me sinto vitoriosa, tive cinco aliados que não me pediram nada porque queriam um outro MDB. Me sinto honrada, fui até o final", disse.
Sobre o divisão no partido Renan foi enfático: "Não sou eu que tenho que responder essa pergunta", disse. Em seguida, foi questionado sobre sua experiência à frente do MDB. "A política é tão complexa que só a experiência não basta", complementou. A assessoria do senador confirmou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, telefonou para Renan para parabenizá-lo. Já a assessoria do Palácio do Planalto informou que iria telefonar para todos os candidatos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira









Renan Calheiros ganhou a disputa contra Simone por 7 a 5 (Divulgação/Assessoria)




