Após a análise da medida provisória 870 relacionada a reforma administrativa, entrar no Congresso e obter o aval do Palácio do Planalto para que o Ministério do Desenvolvimento Regional fosse desmembrado e recriados os ministérios das Cidades e da Integração Nacional, o nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS), vem sendo ventilado entre as possibilidades para assumir a pasta de Integração.
Simone, que deixou de concorrer à presidência do Senado, e articulou aliança com o então senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), e conseguiu eleger o correligionário a presidente do Senado Federal e virou presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). A senadora vem se destacando no Senado desde o ano passado e pode ser uma indicação do partido MDB, com apoio do próprio Alcolumbre e até de Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal.
Em conversa com a assessoria de comunicação da senadora, foi dito que, Simone prefere esperar a aprovação final da MP da reforma administrativa antes de se pronunciar. “Esta MP (que divide os ministérios, entre outras coisas) precisa ainda ser aprovada pelos plenários da Câmara e Senado. O prazo final é 3 de junho”, informou.
A medida provisória foi proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e apresentada à comissão mista do Congresso. Entre os pedidos, estava a recriação de ministérios e permanência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça e limites de atuação dos auditores da Receita. As duas pastas tinham sido extintas na reestruturação feita pelo governo Jair Bolsonaro, que reduziu de 29 para 22 o número de ministérios.
Na semana passada, no Congresso, a Comissão Mista que analisou a MP 870, sobre a reestruturação da Esplanada, retirou o Coaf do Ministério da Justiça, devolvendo-o à pasta da Economia.
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está em Nova York e só retornará ao Brasil na quarta-feira à noite, com isso, a MP da reforma administrativa não será pautada nesta semana no plenário da Câmara.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Flávio Bolsonaro confirma candidatura à Presidência em 2026

PSDB define nova executiva em MS com Beto Pereira na presidência

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

LDO 2026 é aprovada com superávit previsto de R$ 34,3 bilhões

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Decisão de Gilmar Mendes provoca reação intensa entre parlamentares

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Câmara analisa projetos sobre habitação, educação especial e transparência

ALEMS analisa 11 propostas na sessão ordinária desta quinta-feira


Senadora Simone Tebet (Divulgação/Assessoria)



