A Carreta da Saúde, que percorre o Brasil no combater a hanseníase, chega a Campo Grande na quinta-feira (31), para o lançamento da Campanha Mundial de Luta Contra a Hanseníase. O encontro será fundamental para discutir as estratégias de enfrentamento à doença no estado e para o lançamento do itinerário de 2019 da Carreta da Saúde. O evento será realizado na governadoria do Mato Grosso do Sul, a partir das 14h30.
A primeira ação do ano será o treinamento de profissionais da área da saúde pública, no dia 4 de fevereiro, na cidade de Anastácio, com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos profissionais em relação ao combate à doença. A capacitação será realizada em parceria com a Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW).
Mutirão de atendimento
Em 5 e 6 de fevereiro, a Carreta da Saúde inicia o serviço à população na cidade, oferecendo atendimento gratuito e exames para hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população sobre a doença.
Depois de Anastácio, a carreta segue percorrendo o interior do estado até o início de março, passando por cidades como Aquidauana, Nioaque, Miranda, Bodoquena, Bonito, Caracol e Porto Murtinho.
A hanseníase é considerada um problema de saúde pública por décadas. Embora a doença tenha sido controlada na maior parte do mundo, ela continua a afetar cerca de 200 mil pessoas por ano, especialmente em países como Brasil, Índia e Indonésia. Trata-se de uma doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS ganha 10 unidades móveis de vacinação para ampliar atendimento no interior

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Hanseníase é considerada um problema de saúde pública há décadas (Divulgação)



