A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de DST/Aids, irá reforçar a distribuição de material informativo e preservativos para os municípios que promoverem carnaval em Mato Grosso do Sul.
Neste carnaval, além das iniciativas locais das prefeituras, a SES irá reforçar com a distribuição de mais 700 mil preservativos, além da distribuição de rotina aos municípios. Também serão enviadas remessas extras atendendo as necessidades locais de cada município.
A SES distribui, por ano, 12 milhões de camisinhas a todas as unidades de saúde dos 79 municípios do estado. Os preservativos masculinos podem ser retirados em qualquer unidade de saúde, sem restrição de quantidade e sem a necessidade de identificação.
Também será disponibilizado spots de rádio sobre o tema "Aids - Carnaval - Prevenção", de forma que atinja todos os municípios que terão carnaval, bem como painéis de led na capital, com o intuito de informar ao público sobre os riscos do sexo desprotegido.
Em Mato Grosso do Sul, nos últimos dois anos (2017 e 2018) foram notificadas 3.415 pessoas vivendo com HIV/Aids; destas 66,68% são do sexo masculino e 33,32% do sexo feminino, caracterizando que o HIV está presente em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e representa risco à saúde da população.
A aids é uma doença grave que mobiliza a SES e as Secretarias Municipais de Saúde no sentido da prevenção e assistência à população.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença crônica, causada pelo vírus HIV, que ataca e danifica o sistema imunológico, interferindo na capacidade do organismo lutar contra outras infecções e doenças.
A transmissão do vírus HIV de uma pessoa para outra se dá principalmente por relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso de preservativos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM


Os preservativos serão distribuídos no carnaval MS (Divulgação/Assessoria)



