Menu
Menu
Busca quinta, 23 de janeiro de 2025
Gov Dengue - Jan25
Saúde

Secretaria de Saúde reforça combate à aids durante carnaval

Camisinhas serão distribuídas em remessas extras para os municípios de MS

25 fevereiro 2019 - 08h19Assessoria    atualizado em 25/02/2019 às 09h22

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Programa Estadual de DST/Aids, irá reforçar a distribuição de material informativo e preservativos para os municípios que promoverem carnaval em Mato Grosso do Sul.

Neste carnaval, além das iniciativas locais das prefeituras, a SES irá reforçar com a distribuição de mais 700 mil preservativos, além da distribuição de rotina aos municípios. Também serão enviadas remessas extras atendendo as necessidades locais de cada município.

A SES distribui, por ano, 12 milhões de camisinhas a todas as unidades de saúde dos 79 municípios do estado. Os preservativos masculinos podem ser retirados em qualquer unidade de saúde, sem restrição de quantidade e sem a necessidade de identificação.

Também será disponibilizado spots de rádio sobre o tema "Aids - Carnaval - Prevenção", de forma que atinja todos os municípios que terão carnaval, bem como painéis de led na capital, com o intuito de informar ao público sobre os riscos do sexo desprotegido.

Em Mato Grosso do Sul, nos últimos dois anos (2017 e 2018) foram notificadas 3.415 pessoas vivendo com HIV/Aids; destas 66,68% são do sexo masculino e 33,32% do sexo feminino, caracterizando que o HIV está presente em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul e representa risco à saúde da população.

A aids é uma doença grave que mobiliza a SES e as Secretarias Municipais de Saúde no sentido da prevenção e assistência à população. 

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é uma doença crônica, causada pelo vírus HIV, que ataca e danifica o sistema imunológico, interferindo na capacidade do organismo lutar contra outras infecções e doenças.

A transmissão do vírus HIV de uma pessoa para outra se dá principalmente por relações sexuais desprotegidas, ou seja, sem o uso de preservativos.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aedes aegypti, o mosquito da dengue
Saúde
Dengue em MS: 204 casos já foram confirmados no Estado este ano
Com Campo Grande na lista, método Wolbachia existe em 8 cidades do país
Saúde
Campo Grande vira 1° cidade do Centro-Oeste a adotar método Wolbachia
Pátio Central recebe Campanha de Vacinação neste sábado (25)
Saúde
Pátio Central recebe Campanha de Vacinação neste sábado (25)
Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde
Saúde
Municípios brasileiros têm aumento em cobertura vacinal do calendário infantil
Vacina Qdenga
Saúde
Estado irá repassar até R$ 1,9 milhão para campanha de vacinação nos municípios
Aedes aegypti, o mosquito da dengue
Saúde
Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025
MS registra seis mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave em janeiro
Saúde
MS registra seis mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave em janeiro
Carreta com oferta de mamografia e preventivos na UPA Moreninha vai até sexta (24)
Saúde
Carreta com oferta de mamografia e preventivos na UPA Moreninha vai até sexta (24)
Absorventes gratuitos nas farmácias populares cadastradas no programa
Saúde
Dignidade Menstrual: mais de 4 mil pessoas já retiraram absorventes grátis em MS
Teste rápido de dengue
Saúde
Com alta nos casos de dengue, MS vai receber 41,7 mil testes rápidos

Mais Lidas

AGORA: Homem é morto a tiros na Nhanhá
Polícia
AGORA: Homem é morto a tiros na Nhanhá
Sesau abre inscrições para Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Cidade
Sesau abre inscrições para Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Capitão da Bavex é encontrado morto em casa no Recanto dos Pássaros
Polícia
Capitão da Bavex é encontrado morto em casa no Recanto dos Pássaros
JD1TV AGORA: Ladrão é espancado ao tentar roubar loja de carro na Cohab
Polícia
JD1TV AGORA: Ladrão é espancado ao tentar roubar loja de carro na Cohab