O ministro, Sérgio Moro, continua na Justiça mesmo se o Ministério da Segurança Pública seja recriado, garantiu o presidente, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (23) antes de embarcar para a Índia, na saída do Palácio da Alvorada. A separação das pastas é uma demanda de secretários estaduais de segurança que não foi descartada pelo presidente.
“Se for criado (o Ministério da Segurança), aí ele (Moro) fica na Justiça. É o que era inicialmente. Tanto é que, quando ele foi convidado, não existia ainda essa modulação de fundir com o Ministério da Segurança”, garantiu Bolsonaro.
A afirmativa do presidente acontece um dia depois do encontro com secretários de segurança pública, onde Bolsonaro prometeu estudar a reformulação da estrutura ministerial. “É comum receber demanda de toda a sociedade. E ontem (quarta-feira) eles (secretários de segurança) pediram para mim a possibilidade de recriar o Ministério da Segurança. Isso é estudado. Estudado com o Moro. É lógico que o Moro deve ser contra, né? Mas é estudado com os demais ministros”, afirmou Jair.
A provável reformulação do Ministério da Segurança seria uma derrota para Moro, pois assim ele perderia suas principais bandeiras como a queda na taxa de homicídios. Além disso, a pasta da Justiça sofreria um esvaziamento, com a saída da Polícia Federal (PF), que hoje responde administrativamente à Justiça.
Conforme o presidente da República, Rodrigo Maia (DEM), que preside a Câmara, é a favor da recriação da pasta de Segurança. “Acredito que a Comissão de Segurança Pública (da Câmara), como trabalhou no passado, também seja favorável. Temos que ver como se comporta esse setor da sociedade para melhor decidir”, concluiu.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Senado aprova redução de penas para envolvidos no 8 de Janeiro

"O Agente Secreto" entra na pré-lista do Oscar 2026 em duas categorias

STF conclui julgamentos e soma 29 condenações por atos golpistas

Lula cobra alinhamento político em reunião ministerial

AO VIVO - PL que reduz penas de condenados no 8 de janeiro é analisado no Senado

Bastidores indicam saída de Haddad da Fazenda já em fevereiro

Ibama diz que vaqueiro foi alvo de emboscada na TI Apyterewa

PF apura tráfico internacional de brasileiros e exploração em esquema ligado a bets

Diárias de hotéis passam a ter 24 horas a partir desta segunda-feira


Bolsonaro confirma que não vai tirar Moro da Justiça se houver mudança (Adriano Machado/Reuters)



