Após aprovação do projeto de lei que autoriza a prisão após condenação em segunda instância pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, a senadora, Simone Tebet (MDB-MS), destacou que a sociedade exige uma resposta rápida para o tema. A aprovação foi dada nesta quarta-feira (11) em turno suplementar.
O texto aprovado na CCJ o artigo 283 do Código de Processo Penal. Retira a expressão "transitada em julgado" e acrescenta "em decorrência de condenação criminal por órgão colegiado". Dessa forma, apenas em casos excepcionais, os tribunais de segunda instância não determinariam a prisão do réu condenado.
Ao final da reunião, a presidente da CCJ, Simone Tebet disse que a sociedade brasileira quer uma resposta a esta questão “que está no limbo”. Simone defende urgência da votação da matéria tanto na Câmara quanto no Senado.
“O Judiciário e a polícia no Brasil, a segurança pública, precisam de instrumentos e ferramentas que o Legislativo pode dar através de lei para garantir a segurança da sociedade. A prisão em segunda instância é muito maior do que colocar corrupto ou não na cadeia”, disse a senadora.
“Significa, neste momento, retirar ou não da cadeia criminosos reincidentes, réus confessos, chefes de organização criminosa do tráfico de drogas, de armas, homicídios dolosos, causando insegurança para a sociedade”, acrescentou.
Último passo
Com a aprovação de hoje, esse era o último passo necessário para finalizar a votação do projeto no colegiado. Não foram apresentadas emendas ao substitutivo e o projeto segue agora para a Mesa Diretora do Senado. Como o texto é terminativo, é preciso aguardar o prazo de cinco dias para verificar se os senadores irão solicitar que a proposta seja votada em Plenário.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Lula sinaliza veto ao projeto da Dosimetria

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização


A senadora, Simone Tebet, defende urgência da votação da matéria tanto na Câmara quanto no Senado 



