Após aprovação do projeto de lei que autoriza a prisão após condenação em segunda instância pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, a senadora, Simone Tebet (MDB-MS), destacou que a sociedade exige uma resposta rápida para o tema. A aprovação foi dada nesta quarta-feira (11) em turno suplementar.
O texto aprovado na CCJ o artigo 283 do Código de Processo Penal. Retira a expressão "transitada em julgado" e acrescenta "em decorrência de condenação criminal por órgão colegiado". Dessa forma, apenas em casos excepcionais, os tribunais de segunda instância não determinariam a prisão do réu condenado.
Ao final da reunião, a presidente da CCJ, Simone Tebet disse que a sociedade brasileira quer uma resposta a esta questão “que está no limbo”. Simone defende urgência da votação da matéria tanto na Câmara quanto no Senado.
“O Judiciário e a polícia no Brasil, a segurança pública, precisam de instrumentos e ferramentas que o Legislativo pode dar através de lei para garantir a segurança da sociedade. A prisão em segunda instância é muito maior do que colocar corrupto ou não na cadeia”, disse a senadora.
“Significa, neste momento, retirar ou não da cadeia criminosos reincidentes, réus confessos, chefes de organização criminosa do tráfico de drogas, de armas, homicídios dolosos, causando insegurança para a sociedade”, acrescentou.
Último passo
Com a aprovação de hoje, esse era o último passo necessário para finalizar a votação do projeto no colegiado. Não foram apresentadas emendas ao substitutivo e o projeto segue agora para a Mesa Diretora do Senado. Como o texto é terminativo, é preciso aguardar o prazo de cinco dias para verificar se os senadores irão solicitar que a proposta seja votada em Plenário.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Por descumprir direitos trabalhistas, varejista é condenada a pagar R$ 200 mil de indenização

Governo regulamenta modernização da CNH que reduz em até 80% custo de documentos

STF condena cinco ex-comandantes da PMDF por omissão nos atos de 8 de janeiro

Congresso deve ganhar prazo para atualizar Lei do Impeachment

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP


A senadora, Simone Tebet, defende urgência da votação da matéria tanto na Câmara quanto no Senado 


