Em audiência pública realizada nesta segunda-feira (24), na Câmara Municipal de Campo Grande, Maria Madalena da Glória Ricarte, mãe da jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio em fevereiro deste ano, criticou a conclusão da investigação interna da Polícia Civil. A apuração concluiu que as delegadas que atenderam sua filha cumpriram todos os protocolos de atendimento.
Em seu depoimento, a mãe de Vanessa questionou a eficácia do atendimento. “A delegada de plantão não lhe deu o devido acolhimento e proteção”, afirmou, destacando que a investigação não refletiu a realidade do atendimento. “Repudiamos essa conclusão da Corregedoria, não aceitamos”, completou, ressaltando que os áudios gravados por Vanessa mostravam sua frustração e decepção com o atendimento recebido.
Maria Madalena da Glória Ricarte afirmou que os áudios deixados por sua filha demonstram claramente o mal atendimento da delegada. Ela criticou a orientação dada pela delegada, que pediu que Vanessa ligasse para o agressor, saísse de casa e fosse buscar seus pertences sozinha. “A delegada, além de não ajudá-la, ainda a ‘empurrou para a morte’”, afirmou.
A mãe de Vanessa exigiu a exoneração da delegada e pediu que a Corregedoria reavaliasse a conclusão da investigação. “Nós exigimos a exoneração da delegada. Não aceitamos em hipótese alguma que, além da Vanessa ter perdido a vida, a Corregedoria manche a memória dela como se ela fosse mentirosa”, declarou.
Durante a audiência, que teve como tema a rede de atendimento às mulheres em situação de violência, Maria Madalena da Glória Ricarte sugeriu mudanças no atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), pedindo que o atendimento seja mais "humanizado". Ela estava acompanhada de seu marido, Agmar Jacinto Ricarte, e de seu filho, Walker Ricarte.
Vanessa Ricarte foi assassinada a facadas pelo ex-companheiro, o músico Caio Nascimento, no dia 12 de fevereiro. Ela foi levada para a Santa Casa de Campo Grande, onde faleceu horas depois.
Mudanças - Após o trágico assassinato de Vanessa Ricarte, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tomou uma série de medidas com o objetivo de melhorar a proteção das mulheres em situação de violência. Entre as ações, destacam-se:
-
- Acordos de Cooperação com o TJMS e a Prefeitura: Firmados com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) e a Prefeitura de Campo Grande, os acordos têm como objetivo acelerar o cumprimento de medidas protetivas e melhorar a interação entre os diferentes níveis de governo no apoio às vítimas de violência.
-
- Agilidade nas Intimações e Afastamento de Agressor: O acordo com o TJMS prevê que policiais civis e militares possam realizar intimações de autores de violência e cumprir mandados de prisão e afastamento do agressor de forma imediata, sem a dependência de oficiais de justiça. Essa medida visa reduzir a burocracia e garantir mais rapidez na proteção das vítimas.
-
- Criação da 4ª Vara de Violência Doméstica: O Tribunal de Justiça criou a 4ª Vara de Violência Doméstica, com a ampliação do número de oficiais de justiça, para dar maior celeridade ao processo de proteção das mulheres.
-
Casa da Mulher Brasileira: O acordo com a Prefeitura visa melhorar a gestão compartilhada da Casa da Mulher Brasileira, integrando as ações do governo estadual, municipal e federal para garantir um atendimento mais eficaz e humanizado.
Assista:
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sejuv oferece dois cursos gratuitos para jovens a partir de 15 anos

Vereadores aprovam reajuste de 66% para Adriane Lopes

PM atira e mata pitbull que atacava jovem em rua do Coronel Antonino

Lei de reposicionamento da Guarda Civil Metropolitana é sancionada

JD1TV: Onça que matou Jorginho estava 'bem magra', avalia pesquisador

Vítima fatal de acidente na Capital era réu por outro acidente com morte em 2022

JBS diz à Justiça que 'não é responsável' pelo mau cheiro que atinge bairros em Campo Grande

Minha Casa, Minha Vida doará casas a pessoas em situação de rua

AGORA: Motociclista morre em batida com Kombi no Coronel Antonino
