Menu
Busca sexta, 19 de agosto de 2022
(67) 99647-9098
TJMS Agosto 22
Cidade

Vereadores promovem audiência contra aumento nas contas de energia elétrica

É cogitada a participação de 300 vereadores do interior somado aos da capital, no dia 20 de fevereiro às 14h

14 fevereiro 2019 - 12h50Da redação com assessoria

Diante de centenas de reclamações de consumidores que foram surpreendidos com os altos valores das contas de energia elétrica no mês de janeiro e fevereiro, vereadores de Campo Grande estão cobrando explicações e providências da Energisa. A Mesa Diretora da Casa de Leis, propôs uma audiência contra os aumentos tarifários expressivos nas contas para o dia 20 de fevereiro. Já no dia 28 de fevereiro, o presidente da concessionária recebe grupo de parlamentares para prestar esclarecimentos.    

Conforme divulgado, a mobilização do dia 20, marcada para às 14h, contará com a presença de vereadores de municípios do interior do estado. O vereador Valdir Gomes lembra que é importante a participação da população. “Vamos mostrar nosso descontentamento contra esses abusos que estão solapando Campo Grande e todo Mato Grosso do Sul”, disse. 

A expectativa é contar com participação de 300 vereadores do interior. “Muitos presidentes de câmaras do interior já confirmaram presença, pois também querem respostas. Consumidores de várias cidades estão indignados com os valores das contas”, disse Jeovani Vieira, presidente da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul. 

Os vereadores também já agendaram para o dia 28 de fevereiro reunião com o presidente da Energisa Marcelo Vinhaes Monteiro, segundo o vereador Prof. João Rocha, presidente da Câmara. “Iremos até o presidente da Energisa como representantes da população, que cobra respostas e não aceita esse aumento. Vamos buscar, primeiramente, o diálogo como forma de obter soluções o mais rápido possível”, disse o vereador Prof. João Rocha.     

Ainda no dia 25 de janeiro, a Câmara sediou reunião pública sobre o problema. Na data, o coordenador comercial da Energisa Jonas Ortiz esteve na Casa de Leis representando a concessionária, mas descartou irregularidades nos valores cobrados nas contas e disse que está sendo feita análise caso a caso. Ainda, justificou que o recorde de calor resultou no aumento das contas e, consequentemente, nos aumentos constatados.

As respostas não convenceram os vereadores e, por isso, a reunião foi agendada diretamente com o presidente da Energisa. “Ele não veio até a Câmara. Por isso, iremos até ele para cobrar informações mais claras e também soluções. São muitos casos, muitas denúncias de irregularidades e não podemos aceitar isso”, disse o presidente da Casa de Leis.   

Os vereadores pretendem elaborar documento com as queixas e as irregularidades constatadas para serem repassadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda, os dados apurados devem ser compartilhados com os deputados estaduais, que também estão se mobilizando em relação ao tema. Os vereadores tinham cogitado abrir Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas por se tratar de questão de competência estadual a apuração deverá ser feita na Assembleia Legislativa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Atenção motoristas: Saiba quais pontos serão interditados neste fim de semana
Cidade
Consórcio pede, mas obrigatoriedade da máscara continua em ônibus na Capital
Cidade
Confira relação de inscritos ao sorteio do Residencial Gabura
Cidade
Energisa monitora solicitações devido à chuva da madrugada
Cidade
Sete bairros da Capital continuam com problemas de energia após tempestade
Cidade
Sorteios de lotes em regiões da Capital registram quase 10 mil inscritos
Cidade
Agências do Detran fecham temporariamente
Cidade
Chuva e vento causam mais de 200 mil descargas atmosféricas em MS
Cidade
Adriane Lopes receberá prêmio "Prefeito Inovador 2022"
Esportes
Agora é oficial: CBF cancela partida de reposição entre Brasil e Argentina

Mais Lidas

Polícia
Dupla é indiciada por tentativa de triplo homicídio no Aero Rancho
Polícia
Filhos de idosa abandonada em casa cheia de fezes são encontrados
Polícia
Mulher é resgatada antes de ser queimada por facção em 'micro-ondas humano'; vídeo
Polícia
Morre encanador que caiu em buraco de obra em Campo Grande