A Rua 14 de Julho que saiu ganhando com a homenagem ao centenário da violeira Helena Meirelles. Isso porque uma bela pintura coloriu ainda mais a via movimentada no Centro de Campo Grande. Ao JD1, o responsável técnico pela obra, o engenheiro civil Diogo Rodrigues contou detalhes sobre a arte que agora embeleza a Galeria Itamarati.
O responsável pela pintura que mostra o retrato da dama da viola é o artista plástico Marcos Rezende e sua equipe. Caminhando para o fim, a obra já está 99% concluída.
"Os equipamentos começaram a ser montados para a pintura no dia 5 de janeiro, então a execução da obra já levou em torno de uns 25 dias. Aproveitamos para revitalizar o prédio, tendo em vista tratar de uma construção antiga. Então foi implementado o painel, mas também outras paredes estão recebendo pinturas novas, para ornar e valorizar ainda mais com a obra de arte. Fizemos uma programação visual do prédio todo", explicou.

Durante o dia, o retrato de Helena Meirelles - que possui 240 metros quadrados de arte - já chama a atenção da população com as cores vibrantes, no entanto, quem passar pela 14 de Julho durante a noite também poderá contemplar a homenagem, já que 10 holofotes serão instalados para garantir a iluminação do prédio das 20h às 6h.
"Nós vamos fazer uma iluminação artificial sustentável, para não gerar custo para o prédio. Esse vai ser o primeiro painel iluminado no Estado", ressaltou ele.
À reportagem, Diogo lembrou que o painel artístico é integrado ao projeto “Helena Meirelles: Som e Cor do Pantanal”, um documentário sobre a violeira, financiado pela Lei Paulo Gustavo, através de um edital da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul, com apoio do secretário Marcelo Miranda.
Sobre o documentário
O projeto 'Helena Meirelles: Som & Cor do Pantanal' é um documentário que irá apresentar 3 episódios sobre a dama da viola.

A obra conta todo o processo de uma composição e gravação da canção inédita feita pelo músico Jerry Espíndola em homenagem à violeira. Além disso, mostra todos os passos da pintura do mural enquanto diversos artistas falam da importância e do legado de Meirelles para a cultura Sul-mato-grossense.
"Nós aproveitamos e unimos as duas ideias. Fizemos o roteiro do documentário contando a história dela e no meio do documentário, o Jerry Espíndol havia feito uma composição em homenagem a artista, chama 'Dona Helena', a música é junto com um violeiro Rafael Vital. Então gravamos em estúdio, com a qualidade profissional, e estamos fazendo o making of da pintura do prédio. Tudo junto vai ficar algo bem bacana e emocionante", adiantou.
Lançamento do painel artístico
Apesar de não ter uma data definida ainda, o lançamento oficial da pintura no prédio deve ocorrer logo após o Carnaval.
"É um projeto legal, e que ainda falta acertar alguns detalhes para então poder fazer o lançamento oficial. Mas garanto que será algo bem bacana e especial, conforme esse projeto merece, logo após o Carnaval", finalizou ele.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bazar de itens de grife arrecada fundos para causa animal em Campo Grande

The Town 2025 abre pré-venda de ingressos com atrações como Travis Scott

Hamburgueiros de MS vão ao 9º Burger Fest MT com três receitas autorais

Campo Grande recebe show da turnê "Simplesmente Roupa Nova" em agosto

Parque inspirado no Sonic estreia em shopping da Capital

Primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves nasce nos EUA

12ª edição do Desapega acontece neste sábado em Campo Grande

Cresce número de crianças registradas apenas com o nome da mãe em MS

Gelateria em Campo Grande une sabor e solidariedade em prol da AACC/MS
