Menu
Menu
Busca quinta, 15 de janeiro de 2026
Gov Camp Crescimento Cidades Jan26
Cultura

Projeto 'Pontes de Leitura' incentiva prazer da leitura infantil na Capital

A 2ª edição do projeto tem a literatura negra, afro-brasileira e quilombola como temática orientadora das quatro ações do projeto

05 julho 2024 - 16h50Brenda Leitte, com Assessoria    atualizado em 05/07/2024 às 17h20

Com o propósito de incentivar a leitura, ampliar o repertório literário e promover a reflexão sobre temas importantes, a Casa de Ensaio realiza a 2ª edição do projeto ´Pontes de Leitura´, da Biblioteca Áurea Alencar, para crianças e adolescentes da Casa, de escolas públicas da Capital e de organizações sociais.

A biblioteca Áurea Alencar, coração da Casa de Ensaio, busca desenvolver projetos transdisciplinares de leitura que proporcionem o contato com obras literárias de autores nacionais e internacionais e com textos de/sobre outras linguagens artísticas, como teatro, dança a artes visuais. O projeto ´Pontes de Leitura´ é realizado por meio de quatro ações: ´Rodas de Transleituras´, ´Converseiras Literárias´, ´Histórias de Brincar´ e ´Pontes Culturais´.

As ´Rodas de Transleituras´, que são mediadas por Íris Isis, buscam a fruição estética e análise interpretativa dos textos literários por meio de leituras mediadas. Nas rodas são elaborados estudos das relações entre literatura, música, pintura, fotografia, escultura e as demais manifestações artísticas em suas múltiplas potencialidades, além de análises e debates de obras e autores que apresentem diálogos profícuos entre o literário e as outras artes.

Já o ´Converseiras Literárias´, mediadas por Sarah Muricy, propõem a troca de conhecimento a partir da leitura de textos literários e da fala de especialistas que os apresentem de forma comparada, ampliando seus horizontes de leitura por meio de aportes filosóficos e/ou teóricos.

As ´Histórias de Brincar´, mediadas por Kely Zerial, abarcam as possibilidades lúdico-teatrais dos textos literários, proporcionando experiências sensíveis a públicos de diferentes idades, permitindo que estes possam interagir por meio de brincadeiras e dinâmicas próprias da cultura da infância, além de conhecer o rico acervo de histórias da literatura infantil e do folclore brasileiro.

E, a atividade ´Pontes Culturais´ tem como foco a realização de ações voltadas para o diálogo entre as ações do projeto e escolas públicas de Campo Grande, promovendo a realização de oficinas de mediação de leitura e contação de histórias e, a circulação desses conhecimentos em outros espaços educacionais.

O projeto está sendo realizado com o incentivo do FIC/MS (Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul), da FCMS (Fundação de Cultura de MS), do Governo do Estado de MS.

1ª edição do ´Pontes de Leitura´ contou com o apoio do Criança Esperança

A 1ª edição do projeto ´Pontes de Leitura´, aconteceu em 2023 e, contou com o inventivo do Criança Esperança. Ao todo, foram realizadas 26 ações que impactaram: 157 crianças e adolescentes da Casa de Ensaio (oriundas de 51 bairros da capital); 1.500 alunos de escolas públicas de Campo Grande e 80 crianças e adolescentes atendidos por organizações sociais locais.

Na 1ª edição também foram adquiridos 234 novos livros para o acervo da biblioteca Áurea Alencar. Entre os novos livros, estão títulos de autores e autoras como Djamilla Ribeiro, Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, Reginaldo Prandi, entre outros.

As ações da 2ª edição do ´Pontes de Leitura´ começaram em abril e seguem até novembro deste ano. Acompanhe o ´Pontes de Leitura´ pelos Instagram da Casa de Ensaio.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Produtora passeou pelo autódromo para saber as condições do local do evento
Cultura
Produtora da turnê do Guns N' Roses faz visita técnica a Campo Grande
Wagner Moura ainda de quebra ganhou como melhor ator
Cultura
'O Agente Secreto' faz história para o Brasil com dois prêmios no Globo de Ouro
Cuta 'Olhos Fechados'
Cultura
Mostra itinerante leva cinema a praças de Corumbá, Ladário e fronteira
Museu começa neste sábado com programação de graça
Cultura
Feiras, cultura e Museu do Videogame movimentam o fim de semana na Capital
O Pantanal é reconhecido como referência em turismo ecológico
Cultura
Pantanal está entre os destinos imperdíveis para 2026 na PlanetaEXO; confira lista
Filme foi estrelado por Wagner Moura
Cultura
O Agente Secreto ganha nos EUA prêmio de melhor filme estrangeiro
Rio sobe repentinamente e Corpo de Bombeiros resgata 44 turistas na Serra da Bodoquena
Interior
Rio sobe repentinamente e Corpo de Bombeiros resgata 44 turistas na Serra da Bodoquena
Feira Ziriguidum
Cultura
Agenda cultural tem rock nacional, feiras criativas e noite eletrônica na Capital
Vitinho Park é uma das atrações disponíveis
Cultura
Procurando diversão nas férias? Shopping reúne opções de lazer para toda a família; confira
Feira Ziriguidum
Cultura
Primeiro fim de semana de 2026 tem hip hop, rock, festas e feiras culturais na Capital

Mais Lidas

Deputado Antônio Braga
Geral
Morre o ex-deputado estadual, Antônio Braga, aos 87 anos
Foto: PMCG
Cidade
Funesp abre processo seletivo com salários de até R$ 6 mil em Campo Grande
Imagem ilustrativa
Polícia
Homem morre em confronto com o Batalhão de Choque em Campo Grande
O crime teve origem em um conflito passional
Polícia
Homem foi morto a facadas após defender esposa de xingamento no Jardim Noroeste