Menu
Busca quinta, 14 de novembro de 2019
(67) 99647-9098
Governo - Festival America do Sul
Educação

Inep divulga os locais de provas do Enem

A orientação é que o estudante imprima cartão de confirmação

16 outubro 2019 - 07h12Priscilla Porangaba, com informações do Inep

O  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (16) o cartão de confirmação da inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem  2019.

Os estudantes terão acesso ao local onde farão o exame neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O diretor de Gestão e Planejamento do Inep, Murillo Gameiro fala sobre a principal recomendação. “A recomendação primeira é que o participante imprima o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame”.

Uma vez sabendo o local de aplicação, o diretor recomenda que os participantes façam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a duração do trajeto no dia da prova: “o participante deve conhecer o trajeto até o local de prova, considerando que no dia da prova vai ter um trânsito mais complicado, e haverá várias pessoas participando do Enem. É bom que o participante conheça o trajeto e saiba o tempo que vai gastar de casa até o local da prova.”.

No dia do Enem, a dica é chegar no local com antecedência. Os portões abrirão às 11h, pelo horário de Mato Grosso do Sul, e serão fechados às 12h.

O cartão poderá ser consultado na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem, disponível para download nas plataformas Apple Store e Google Play. Para acessar, o participante precisa informar a senha cadastrada na hora da inscrição no Enem 2019. O Inep divulgou um vídeo orientando aqueles que perderam a senha sobre como recuperá-la.

Os estudantes poderão conferir, no cartão, o número da sala onde farão o exame; a opção de língua estrangeira feita durante a inscrição; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados; entre outras informações.

Comparecimento

Segundo Gameiro, além do cartão, estará disponível a partir desta quarta-feira a declaração de comparecimento do primeiro dia do exame, que deverá ser levada no dia 3 de novembro. A declaração do segundo dia estará disponível a partir do dia 4 de novembro e deverá ser usada no dia 10 de novembro. Essa declaração precisa ser impressa e levada para a prova, quando será assinada pelo coordenador de local de prova.

O Enem 2019 será realizado em 1.727 municípios brasileiros. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos no exame.

Quem já concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada(Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Athus Ingles

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Universitários promovem o "Publici O Quê ?"
Educação
Curso gratuito de Mídias Digitais está com inscrições abertas
Educação
Candidato que teve problema de logística e não fez o Enem, pode pedir nova prova
Educação
Gabaritos oficiais do enem serão divulgados nesta quarta-feira
Educação
Unicef aponta que mais de 95% das crianças brasileiras frequentam a escola
Educação
ENEM 2019 chegou ao fim neste domingo
Educação
O que esperar e como se preparar para segundo dia de Enem
Educação
Número de jovens que não estudam nem trabalham aumentou em 2018
Educação
UEMS abre inscrições para Semana Acadêmica da Engenharia Ambiental
Educação
Enem: 1,2 milhão de inscritos faltaram e prova vaza em redes sociais

Mais Lidas

Polícia
Corpo cheio de fezes é encontrado em casa abandonada
Polícia
Capataz mata gerente durante briga em fazenda
Justiça
Denúncias anônimas podem estabelecer procedimentos administrativos no MP
Brasil
Doença de filho de Leonardo é incurável e causa dores intensas