Com aproximadamente 350 militares, a Polícia Militar Ambiental (PMA) iniciou nesta quinta-feira (31) a Operação Dia dos Finados com atenção especial o crime de tráfico de animais silvestres e a pesca predatória.
Até o dia 5 de novembro, o comando da PMA determinou que as oito subunidades responsáveis pela fiscalização nos rios Paraná, Aporé e Paranaíba intensifiquem a fiscalização a partir de hoje no leito desses rios, onde a pesca fecha nesta sexta-feira (1ª) a zero hora, ou seja, para peixes nativos a pesca está aberta somente até meia noite de hoje.
As subunidades de Cassilândia e Aparecida do Taboado desenvolverão fiscalização com maior atenção aos rios Paranaíba e Aporé, mas também com responsabilidades aos trechos do rio Paraná sobre suas circunscrições e aos rios de ambas as bacias, onde a pesca só fecha 00h00 do dia 5.
As subunidades de Três Lagoas, Bataguassu, Batayporã, Naviraí, Porto Primavera (Anaurilândia), do Parque Estadual das Várzeas do rio Ivinhema, Naviraí e Mundo Novo intensificarão a fiscalização no leito do rio Paraná, onde o período de defeso começa a 00h00 de amanhã (1º), mas também com preocupação à fiscalização nos rios de toda a bacia, onde a pesca fecha no dia 5, no intuito de se evitar a pesca predatória relativa à captura e transporte de pescado fora da medida, acima da cota permitida, com petrechos proibidos e em locais proibidos, peixe com pesca proibida, atitudes que também são crimes e infrações administrativas, com as mesmas penalidades de se pescar durante a piracema.
Durante esta operação, atenção especial também terá o crime de tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.
Outros crimes ambientais serão combatidos e prevenidos, tais como: poluição, desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais, transporte ilegal de produtos perigosos, além de combate a todos os crimes contra a fauna e flora.
Equipes da sede (Campo Grande) estarão itinerantes, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais, em contato com as equipes de rios, para a movimentação de presos e materiais para as delegacias, caso aconteçam prisões em flagrante. Efetivo da sede e de outras subunidades será deslocado para a área crítica do tráfico de papagaio e com maior incidência de pesca.
Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Domingo tem atrações culturais para todos os gostos em Campo Grande

Sábado em Campo Grande tem abertura do Natal e shows para todos os gostos

Chef pantaneiro recebe Selo Made in Pantanal

Lei autoriza Estado a contratar crédito de R$ 950 milhões com o Banco do Brasil

Feira no Bosque, Festival do Japão e Afonso Padilha animam o domingo em Campo Grande

Chamamé e chegada do Papai Noel marcam programação deste sábado

Corregedoria Nacional acompanha rotinas administrativas e judiciais do TJMS em inspeção

Domingo é dia de dar risada com Rodrigo Marques e aproveitar as festas em Campo Grande

Sábado tem shows para todos os gostos em Campo Grande; confira







