Equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) realizaram diligências em 12 agências de cinco redes bancárias, somente em Campo Grande nos dias primeiro e dois de abril. Atendendo as inúmeras reclamações e denúncias de clientes.
As agências fiscalizadas pelo Procon Estadual foram o Banco do Brasil (Jardim dos Estados, Comando Militar e Júlio de Castilhos), Caixa Econômica Federal (Afonso Pena e 13 de Maio), Bradesco ( Júlio de Castilhos, Calógeras e duas na Marechal Rondon), Santander ( Marechal Rondon e Júlio de Castilhos) e Sicredi (rua 13 de Maio).
Todas as unidades bancárias foram autuadas. As irregularidades mais comuns são, demora no atendimento dos clientes que, em lei municipal, está previsto “tempo razoável”, o que é definido como até 15 minutos em dias normais, até 20 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos e recebimento de tributos e, ainda, de 25 minutos em vésperas de feriados prolongados.
Foi notado, em todas as agências, a ausência de placas que identifiquem atendimento prioritário para idosos, gestantes, mães com crianças de colo, portadores de necessidades especiais e autismo e, principalmente, no encaminhamento em mesas.
Houve casos na Caixa Econômica que o cliente teve que esperar 1h40 e no Banco do Brasil o tempo de espera foi superior a duas horas.
Na maioria dos locais não existia exemplar do Código de Defesa do Consumidor. Também vista como irregularidade, a falta de registro do término do atendimento nas mesas, o que impossibilita ao consumidor encaminhar reclamações. A expedição de senhas ou comprovantes em papel termosensivel, registrada em todas as agências é um dos itens considerados irregulares, uma vez que a sua duração é mínima.
Uma exigência contida em lei, a fixação de aviso onde contenha o número 151 (disque denúncia do Procon) é alvo de desobediência em grande número de unidades bancárias visitadas pela fiscalização do órgão estadual de defesa do consumidor.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Houve casos na Caixa Econômica que o cliente teve que esperar 1h40 e no Banco do Brasil o tempo de espera foi superior a duas horas (Divulgação)



