Menu
Menu
Busca quarta, 08 de maio de 2024
Polícia

DNA aponta preso de São Paulo como autor de estupro em MS

Crime ocorreu em 2011, em uma cidade do interior do estado. Rede integrada de cruzamento de dados identificou o criminoso

08 julho 2020 - 17h51Flávio Veras, com informações do Governo de MS

A Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) identificou um homem preso no estado de São Paulo como responsável por um caso de estupro a uma mulher ocorrido em 2011, em uma cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a cruxamento de dados foi criado com o objetivo de compartilhar e comparar perfis genéticos para ajudar na apuração criminal ou na instrução processual.

Após determinação da Lei 12.654/12, diversos estados do país começaram a enviar material genético coletado de vestígios de locais de crimes, de ossadas e de condenados para os seus respectivos bancos e que abastecem o Banco Nacional de Perfis Genético.

Assim, durante o cruzamento de informações realizado pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, acusou positivo o perfil genético já analisado pelo Instituto de Análises Laboratoriais Forense de Mato Grosso do Sul.

A partir da confirmação, um comunicado foi enviado ao Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), que já notificou a Polícia Civil sobre o crime e para a tomadas das devidas providências.

Banco de dados

A Sejusp e a Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) seguem determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública onde coletam material genético de presos condenados. O trabalho conjunto é realizado pela Coordenadoria-Geral de Perícias, por meio do IALF, e tem o apoio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

Segundo a diretora do Instituto de Análises Forenses, perita criminal Josemirtes Socorro Fonseca Prado da Silva, o Banco de Perfis Genético de Mato Grosso do Sul conta atualmente com 1.810 perfis cadastrados sendo: 250 de vestígios de crime, incluindo sexuais; 92 de restos mortais e mais 1.468 de condenados por crimes hediondos e de violência sexual.

“Para este ano, a previsão era colhermos material genético de 1,5 mil presos, mas devido a pandemia o serviço foi suspenso. Ainda assim, foram recolhidos 29 perfis dos presos do novo Presídio da Gameleira em Campo Grande”, explicou.

Josemirtes ainda explica que o perfil genético serve como mais uma ferramenta na investigação policial no sentido de determinar com precisão a autoria de um crime. “Se algum detento sai do sistema prisional e comete um novo crime e deixa vestígios biológicos compatíveis com o banco de dados, ele vai ser identificado. Recentemente tivemos um caso que foi solucionado com base neste cruzamento de dados. Um evadido do sistema prisional de Mato Grosso do Sul, que cumpria pena pelo crime de estupro, foi preso no Maranhão pelo mesmo delito e teve seu material genético inserido no sistema pela polícia científica daquele Estado. Ao fazermos o confronto dos dados verificamos que o evadido já estava preso novamente”, finalizou.

A coleta consiste na extração da mucosa bucal, por meio da suabe (material absorvente preso a uma haste) que é passado na boca para retirada da saliva. A ação é realizada por meio de uma solicitação da Senasp, em cumprimento a Lei 12.654 de 2012 que torna obrigatória a coleta de material biológico de condenados da Justiça por crimes hediondos e/ou de violência sexuais, para que seja inserido em um banco de dados nacional, com o objetivo de cruzar informações e auxiliar nas investigações de crimes cometidos, em todo o território nacional.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Amambai
Polícia
Corpo é encontrado em calçada de avenida de Amambai
Condenado a 12 anos por estupro e tráfico é preso em Antônio João
Polícia
Condenado a 12 anos por estupro e tráfico é preso em Antônio João
Homem que estuprava filha de 5 anos é preso em Campo Grande
Polícia
Homem que estuprava filha de 5 anos é preso em Campo Grande
Acidente grave deixa uma pessoa morta e outras três feridas em Paranaíba
Polícia
Acidente grave deixa uma pessoa morta e outras três feridas em Paranaíba
Delegacia de Ivinhema
Polícia
Servidor municipal é denunciado por 'passar a mão' e tentar beijar estagiárias à força
Silas e Aysla foram mortos por engano
Polícia
Atirador que matou adolescentes por engano é mantido preso em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mecânico morre ao ser esmagado por ônibus em fazenda de Sonora
Vítima chegou a ser levada para o CRS Nova Bahia
Polícia
Rapaz é esfaqueado após se envolver em confusão no Novos Estados
Vítima estava internada no hospital da Santa Casa
Polícia
Agredido com barra de ferro, homem aponta esposa como suspeita no Santa Luzia
Agressão aconteceu com direito a capacetadas | Imagem ilustrativa
Polícia
Rapaz é atacado com capacetadas por 'Toquinho' no Jardim Columbia

Mais Lidas

Luan Santana fará show em Campo Grande em agosto
Comportamento
Mais caro que Rock in Rio e Lollapalooza, valor do show do 'gurizinho' gera revolta
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Geral
Viaduto que dá acesso ao Jardim Veraneio na BR-163 começa a ser construído
Silas e Aysla foram mortos por engano
Polícia
Polícia fecha quebra-cabeça e prende último suspeito em morte de adolescentes na Capital
'Gringo' é assassinado com mais de 70 tiros de fuzil na fronteira
Polícia
Chefão do tráfico, 'Gringo' é assassinado com mais de 70 tiros de fuzil na fronteira