Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Saúde

Em estado crítico, Hemosul pede doações com urgência

Banco de sangue precisa de doações de todas as tipagem sanguíneas

23 abril 2019 - 17h30Graziella Almeida, com informações da Assessoria

Com estoque baixo, o Hemosul declarou nesta terça-feira (23) que necessita em carater de urgência de doações de plaquetas, ou seja, todos os tipos sanguineos. O banco está com armazenamento abaixo do limite, chegando ao nível de alerta.

A coordenadora do Hemosul, Marli Vavas, afirma que toda tipagem sanguinea é bem-vinda, já que a equipe irá retirar apenas as plaquetas. Ela relata que com a alta nos casos de dengue, o consumo ficou acima da média e é preciso recuperar o estoque.

Os pedidos por doações chegam até os compartilhamentos em redes sociais, muitas vezes por familiares do próprio paciente com caso de dengue diagnosticado.

Doações

As doações podem e devem ser feitas em todos os locais coletores do Estado, já que as unidades do Hemosul podem fazer a transferência de material quando há necessidade de atender outra cidade.  As doações podem ser feitas no Hemosul de Ponta Porã, Dourados, Paranaíba e em Campo Grande em duas unidades: Hospital Regional e Hemosul Coordenador, na Avenida Fernando Côrrea da Costa, 1.304, centro.

Critérios

Idade: Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos. Para quem tem 16 e 17 anos, é preciso estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. Se for casado, precisa trazer a certidão de casamento que já é suficiente para a liberação. 

Peso: Embora a nova lei permita a doação de pessoas abaixo de 50 Kg, a Rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 55 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação: Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.

Doenças que impedem a doação: Doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de chagas, hepatite, AIDS e sífilis. Se estiver com gripe ou alergia deve esperar sete dias após sarar para doar sangue.

Medicamentos: Alguns medicamentos impedem a doação. Portanto fale para o profissional de saúde que for lhe entrevistar os remédios que está utilizando.

Vacinas: As vacinas impedem temporariamente a sua doação. Por isso, aproveite para doar sangue antes de tomar a dose de vacina.

Alimentação: Não esqueça: você deve estar BEM ALIMENTADO para doar sangue. Como muitos pensam, não se pode doar sangue em jejum. É diferente de quando vamos fazer exames laboratoriais de sangue, para os quais o jejum é recomendado. Mas você pode evitar alimentos com excesso de gordura quando vier doar sangue. É recomendado que se alimente bem, porém, de forma saudável.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Saúde
População sofre com longa espera por exame cardíaco, e investigação é aberta na Capital
Linha de esmaltes retiradas de circulação
Saúde
Anvisa recolhe esmaltes em gel com substância proibida
Azeites foram retirados de circulação
Saúde
Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem
Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul - Foto: Vitor Ilis
Saúde
Alta procura pela Defensoria escancara crise na saúde pública em Campo Grande
Hemodiálise recebem novos repasses
Saúde
Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Saúde
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Médicos participaram do Saúde e Bem-Estar
Saúde
JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos
As áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS
Saúde
SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
Saúde
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Saúde
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS