Menu
Menu
Busca terça, 24 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Cidade

Feriadão terá lago do Parque das Nações cheio novamente

O principal cartão postal da cidade estava vazio para obras

09 outubro 2019 - 17h13Mauro Silva e Joilson Francelino    atualizado em 09/10/2019 às 17h13

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, anunciou nesta quarta-feira (9) o fechamento das comportas para que o lago maior do Parque das Nações Indígenas, seco desde o mês de junho devido às obras de desassoreamento, seja cheio novamente. De acordo com o titular da pasta, o lago estará cheio em até 48 horas.

“Estamos começando agora, já fechamos a primeira comporta para começar o enchimento, mas é importante explicar o motivo da demora do processo. Ontem foi entregue pela empresa de engenharia a estabilidade desta barragem, não poderíamos encher o lago sem saber este dado”, explicou Verruck.

“E com a confirmação da estabilidade, nós vamos realizar o enchimento a partir de hoje e esperamos que no período de 48 horas o lago esteja praticamente recomposto”, acrescentou.


De acordo com Verruck, o nível vai ficar um pouco abaixo [70% da capacidade] do que estava inicialmente previsto no projeto e depois quando for realizada a obra será feito o enchimento total. Ainda conforme o secretário, as obras não estão totalmente terminadas. “Agora vamos abrir um processo licitatório para fazer o trabalho do gabião [estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência] que vai demandar investimento de R$ 800 a R$ 900 mil. Terminado este processo o lago será novamente secado para fazer este trabalho”, disse.

Jaime explicou também que, o processo licitatório deve demorar em torno de 60 dias, após este período, será retirado a água para realizar a parte do reforço dos gabiões. Ele afirma que o impacto ambiental é pouco levando em consideração o volume da água dos dois córregos tanto como do Joaquim Português como do Reveilleau o nível e bem abaixo do que existe no prosa.

“Já temos uma lagoa de retenção mais acima, retiramos os peixes de grande porte e não vamos recompor agora, o que será feito no fim da obra. Então é muito pequeno impacto ambiental, os animais do Parque das Nações estão em condições adequadas, estamos monitorando eles”, destacou.

Joaquim Português

“Temos outras obras como a do Joaquim Português, terminamos o projeto e vamos agora licitar a intervenção para que não ocorra mais o assoreamento e a prefeitura fazer as intervenções no córrego Reveilleau. Sem essas duas obras os assoreamentos podem ocorrer novamente no futuro”, alertou Verruck.

O secretário disse que o entorno do lago maior do Parque será liberada para o público depois do enchimento. A iluminação também será ligada, a partir desta quinta-feira (9).

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
Cidade
Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
Imagem ilustrativa
Justiça
TJ mantém prisão de guarda municipal acusado de roubo de celulares na Capital
Marcos Espíndola, Ricardo Senna e Christinne Maymone
Cidade
JD1TV: Em Campo Grande, secretários fazem balanço de visita à Israel
Foto: PMCG
Cidade
Prazo para adesão ao Refis 2025 encerra em menos de um mês
Luzes foram vistas de várias localidades
Cidade
JD1TV: Meteoro da paixão? Luzes no céu intrigam campo-grandenses
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Foto: Reprodução
Cidade
Cursos gratuitos de extensão de cílios e auxiliar administrativo estão com inscrições abertas
Candidatos têm até 27 de junho para se inscreverem na 4ª Copa de Futebol Amador
Esportes
Candidatos têm até 27 de junho para se inscreverem na 4ª Copa de Futebol Amador
Ministra Simone Tebet, governador Eduardo Riedel e vereador Papy em coletiva de imprensa
Cidade
Riedel quer erradicar a pobreza extrema até o final do mandato em MS
Agetran auxiliará na reordenação do trânsito
Cidade
Ruas começam a ser interditadas hoje para procissão de Corpus Christi; confira

Mais Lidas

Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Movimentação policial no local da ocorrência
Polícia
Auxiliar de marceneiro é alvo de 11 tiros em tentativa de execução no Jd. Aeroporto
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Brasil
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia