O partido governista da Turquia, liderado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, sofreu outra derrota em uma nova eleição à prefeitura em Istambul.
A imprensa turca afirma que Ekrem Imamoglu, candidato do principal partido de oposição, conquistou 54% dos votos com cerca de 99 por cento das urnas apuradas. Ele venceu a disputa pela prefeitura de Istambul pela segunda vez.
Seu adversário, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim do governista Partido Justiça e Desenvolvimento, de sigla AKP, confirmou a derrota em um discurso.
A vitória da centro-esquerda na maior metrópole turca encerrou um ciclo de mais de 20 anos de hegemonia do grupo político do mandatário na administração da cidade.
"Estas eleições são uma contribuição para a democracia na Turquia. Foram boas para a Turquia e para Istambul", afirmou o oposicionista, diante de dezenas de câmeras de televisão na sede de sua legenda, o Partido Republicano do Povo (CHP), situada no bairro de Sariyer.
Yildirim admitiu a derrota logo após o anúncio das primeiras parciais, comentando, em relação ao adversário: "Eu o parabenizo e lhe desejo sucesso." Imamoglu agradeceu especialmente o apoio de "centenas de milhares" de pessoas que participaram como observadores nas seções eleitorais, classificando-os de "heróis da democracia".
As autoridades eleitorais turcas anularam o primeiro pleito, realizado em 31 de março e vencido por Imamoglu por uma diferença de 0,16% – menos de 14 mil votos. A controversa decisão atendeu a uma reivindicação da legenda de Erdogan, o AKP, apontando supostas irregularidades no pleito.
As eleições locais em março foram vistas como um referendo sobre as políticas de Erdogan e a popularidade de seu partido governista. Embora o AKP tenha vencido a maioria das eleições locais, ele perdeu a votação para a prefeitura da capital Ancara, assim como a disputa em Istambul.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

É pra valer! Zé Felipe entra com pedido de divórcio e guarda compartilhada dos filhos

Confirmado! Imagine Dragons anuncia shows em Belo Horizonte, Brasília e São Paulo

Homem vai a júri popular por assassinato a facadas de desafeto em Campo Grande

Projeto para treinamento de pais de recém-nascidos em primeiros socorros é protocolado

Promotora quer júri popular de irmãos que mataram idoso a pauladas na Capital

MP impõe sigilo obrigatório nas negociações de acordos em casos de improbidade

MP apura possíveis irregularidades em contrato de obra da Câmara Municipal de Miranda

MP dá prazo de 120 dias para Aral Moreira implantar Programa Família Acolhedora

Mega-Sena pode pagar R$ 40 milhões em sorteio nesta quinta-feira
