O presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, informou durante entrevista ao JD1 Notícias que a concessionária não irá comprar novos ônibus devido a “redução de clientes pagantes e, também, por causa da crise econômica enfrentada nos últimos sete anos”.
De acordo com o presidente, se comparado de março a abril de 2018, neste mesmo período em 2019, houve redução de pelo menos 9% de usuários pagantes.
“Empresas fecharam, empregadores sucumbiram e a falta de emprego refletiu no número de usuários que pagam a passagem, esse número diminui bastante, a crise pegou o transporte urbano, já o número de usuários gratuitos continua na mesma proporção”, pontuou.
Resende explicou que a despesa da concessionária não diminuiu na mesma proporção que diminuiu o número de usuários. “A principal despesa que temos é a mão de obra, é o primeiro item e depois o petróleo ocupando 25% da receita do consórcio”, explicou o presidente.
Foram comprados 20 novos ônibus para o efetivo da concessionária em 2018, que conta com 580 veículos para atender a população. “Cada ônibus custa R$ 300 mil, precisaríamos ter comprados mais, porém faltou verba, temos crédito, mas falta dinheiro”
Multa
A Agência Municipal de Regulação (Agereg) divulgou no dia 3 de maio uma determinação dada ao Consórcio Guaicurus para a aquisição de novos ônibus.
Segundo o diretor-presidente da Agereg, Vinicius Leite Campos, a determinação foi dada devido à precariedade dos veículos que estão circulando pela cidade. São ônibus velhos e que já ultrapassaram a idade mínima do contrato.
Vinicius ressalta que se o consórcio não adquirir novos carros dentro de 15 dias, vai ter que pagar 2,7 milhões em multa, por descumprimento da determinação e do prazo.
A passagem de ônibus na capital aparece no ranking da décima mais cara entre as capitais do Brasil, custando R$ 3,95 desde último reajuste.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

Programa Vivências no SUS abre inscrições na segunda-feira na Capital

Transporte público terá esquema especial durante Carnaval na Capital

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Prefeitura leva à Câmara argumentos para manter veto à taxa do lixo

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

Volta às aulas amplia circulação e reforça necessidade de prevenção

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

População poderá participar da construção da programação do Festival de Inverno de Bonito

Presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende (Reprodução/Internet)


