Menu
Menu
Busca quarta, 18 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Internacional

Retrospectiva JD1 2023: Veja os acontecimentos que marcaram o Brasil e mundo

Guerra, bilionários do submarino, invasão em Brasília e muito mais, relembre o que aconteceu neste ano

25 dezembro 2023 - 19h15Pedro Molina

O ano de 2023 se viu marcado por uma série de acontecimentos que moldariam o mundo e a sociedade, além de mortes que impactaram a sociedade e deixaram saudades.

Desde invasão da sede dos Três Poderes em Brasília até guerra na Faixa de Gaza e morte de bilionários em um submarino, este ano que se encerra deixou uma lista de acontecimentos que entraram para a história.

Confira os acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo:

Eleições e invasões do 8 de janeiro

As eleições para presidente, que deram vitória para o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, ocorreram em outubro de 2022, mas deixaram suas marcas no Brasil, com uma grande polarização se fixando no cenário político e social brasileiro.

Logos nos primeiros dias de 2023, o Brasil assistiu ao resultado dessa polarização: A invasão aos prédios do Congresso, do Palácio do Planalto e do Palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) em 8 de janeiro. Os locais foram vandalizados e saqueados pelos criminosos.

Um grupo de bolsonaristas extremistas, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro e favoráveis de um golpe militar, invadiram a sede dos Três Poderes, em Brasília, na tentativa de estabelecer base para uma tomada de poder.

Durante a invasão, bens históricos, presentes e obras de arte foram destruídos ou vandalizadas. No total, mais de 1.400 pessoas envolvidas com o ato, classificado como terrorismo pelo STF, foram presas.

Guerras

O conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, na região da Faixa de Gaza, marcou o ano de 2023, com fatalidades que beiram os mais de 20 mil desde o início do conflito, em outubro deste ano.

A guerra iniciou-se quando o grupo terrorista Hamas, que controla a região da Faixa de Gaza, parte dos territórios da Palestina, atacou diversas regiões de Israel em 7 de outubro deste ano. Em autodefesa, Israel começou a atacar a região de Gaza. Apesar disso, diversas entidades internacionais classificaram os ataques como desumanos e desproporcionais aos ataques realizados contra o país.

Outro conflito que também se estendeu por 2023 foi a guerra entre Ucrânia e Rússia, que ocorre desde 22 de fevereiro de 2022. Mesmo com as diversas sanções aplicadas contra a Rússia, o conflito ainda se estende e chega próximo de seus três anos em 2024.

Segundo estimativas dos Estados Unidos, Mais de 120 mil russos e apoiadores morreram no conflito, enquanto 70 mil ucranianos perderam suas vidas devido ao conflito.

Famosos que nos deixaram

Este ano também foi marcado por uma série de mortes que deixaram saudades na vida de muitos, sejam fãs, familiares ou amigos. Nomes de peso, como a icônica Rita Lee e Glória Maria, nos deixaram neste ano.

Lisa Marie Presley - 12 de janeiro

Glória Maria - 2 de fevereiro

Antônio Pedro - 12 de março

Palmirinha - 7 de maio

Rita Lee - 8 de maio

Tina Turner - 24 de maio

Neusa Maria Faro - 7 de julho

Tony Bennett - 21 de julho

MC Marcinho - 26 de agosto

Matthew Perry - 28 de outubro

Lolita Rodrigues - 5 de novembro

Carlos Lyra - 16 de dezembro

Astronomia

O ano de 2023 foi um marcado por uma série de eventos astronômicos, que maravilharam desde os amantes da astronomia e cientistas até entusiastas e quem não entende do assunto. Infelizmente, alguns não foram visíveis do Brasil, porém, 

O primeiro eclipse do ano foi um solar total, quando a Lua entra em frente do nosso astro, em 20 de abril. Não visível do Brasil, para a tristeza de muitos, o evento pode ser acompanhado nas mais diversas plataformas, dando um “gostinho” para o brasileiro, que não viu o evento ao vivo.

Na noite do dia 5 de maio e madrugada do dia 6, ocorreu um eclipse lunar penumbral, que é quando a Lua entra na sombra mais fraca do planeta Terra, a penumbra, ficando escurecida. Esse evento também não foi visível do Brasil.

Em 14 de outubro aconteceu o primeiro eclipse visível em boa parte do Brasil, esse sendo um solar anular. Ele ocorre quando a Lua, dada a distância entre o nosso satélite natural e o Sol, aparenta “tampar” a visão do nosso astro, deixando apenas um anel de fogo visível.

Em 3 de julho aconteceu a primeira superlua do ano, fenômeno que recebe esse nome quando ela está em seu perigeu, o ponto mais próximo entre a Terra e o nosso satélite natural. Ela foi visível de todo o Brasil.

Já no início de agosto, no dia 1º, ocorreu a primeira superlua do mês. Encerrando o mês, no dia 30, aconteceu um fenômeno um tanto quanto raro, uma Superlua Azul, que é quando a superlua coincide com uma Lua Azul, fenômeno dado para a segunda lua cheia de um mês. Esse fenômeno só voltará a ocorrer daqui a 14 anos.

Em setembro ocorreu a quarta e última superlua do ano, no dia 29 de setembro.

Em 28 e 29 de outubro ocorreu um eclipse lunar parcial, que é quando a Lua fica entre a sombra mais forte a mais fraca da Terra, causando uma impressão que parte dela foi “comida” pela escuridão. Esse evento foi visível de parte do Brasil.

Apagão

Apesar de um céu iluminado, o ano também ficou marcado por um apagão geral que atingiu boa parte do país em 15 de agosto. No total, 26 unidades da federação, incluindo parte de Mato Grosso do Sul, foram afetadas pela falta de energia.

O único estado que não foi afetado pela queda de energia foi Roraima, que está fora do Sistema Interligado Nacional. No total, mais de 22 mil MW de energia foram interrompidos com o apagão.

Ocean Gate

Na manhã do dia 18 de junho, o submersível Titan, da empresa de exploração submarina Ocean Gate, seguia em uma expedição submarina que iria visitar os destroços do Titanic, transatlântico que afundou em 1912 e atualmente se encontra no solo oceânico do Oceano Atlântico, a cerca 3,8 mil metros de profundidade.

No entanto, na tarde do mesmo dia, perdeu o contato com o navio da empresa e deu início a uma busca incansável pelo submersível e possivelmente seus sobreviventes.

Partindo de Newfoundland, no Canadá, a descida até os destroços do navio tinha previsão de durar cerca de duas horas, no entanto, Titan perdeu o contato com a superfície por volta de 1 hora e 45 minutos de viagem. O submersível teria implodido por volta do horário em que perdeu comunicação com a superfície.

Cinco pessoas estavam a bordo do submersível e morreram: Stockton Rush, de 61; Hamish Harding, de 58; Shahzada Dawood, de 58; Suleman Dawood, de 19; e Paul-Henri Nargeolet, de 77. Seus corpos não puderam ser recuperados e seus nomes foram incluídos na lista de vítimas do naufrágio do Titanic.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mortos na Operação Contenção / PMERJ E PCRJ -
Justiça
Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos
O ditador Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte
Internacional
Coreia do Norte reconhece novo líder do Irã e critica "atos de agressão" dos E.U.A
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
Internacional
Mulher é morta por elefante após provocar animal na Namíbia
PCC e CV atuam em diversos estados brasileiros
Internacional
PCC e Comando Vermelho serão classificados como 'organizações terroristas' pelos EUA
Foto: EFE/EPA/Abedin Taherkenareh
Internacional
Irã define novo líder supremo após morte de Ali Khamenei
Foto: Anadolu/Reuters
Internacional
Irã denuncia mortes de civis e diz que mais de 1,3 mil morreram em conflito com EUA e Israel
Bombardeio em vários locais do Oriente Médio
Internacional
Hezbollah no Líbano volta à guerra e conflito escala no Oriente Médio
Papa Leão XIV
Internacional
Papa pede diplomacia e fim da espiral de violência no Oriente Médio
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Internacional
Com morte de Khamenei, Irã forma conselho de governo com aiatolá Arafi
Bombardeio atingiu Irã
Internacional
Itamaraty desaconselha viagens a 11 países após ataque ao Irã

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Primeiro atendimento aconteceu neste sábado no Tarsila de Amaral
Geral
Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital